5 vantagens que investir em uma previdência privada pode trazer
Com a aprovação da reforma da previdência, a aposentadoria voltou a ser o centro das atenções. Em busca de alternativas, muita gente ainda alimenta certas dúvidas sobre as vantagens de se investir em uma previdência privada.
Fato é que existem, conforme nós demonstraremos logo abaixo. Confira 5 vantagens que farão você se interessar pela previdência privada!
1. Customização do plano contratadado
Sem dúvida, um dos grandes benefícios da previdência privada reside na liberdade de escolha do plano de investimento. Você pode, dessa forma, aplicar o seu capital em um plano que satisfaça as suas expectativas.
Na prática, isso significa que você pode programar a quantia a ser recebida pós um período de médio ou longo prazo. Devido à grande flexibilidade desse tipo de transação, você ainda pode levar o seu plano para outra instituição financeira.
Trata-se da chamada portabilidade da previdência privada, algo muito comum quando os rendimentos obtidos estão aquém do esperado. Não gostou do resultado? Basta busca outra proposta em algum outro lugar.
2. Abatimento no imposto de renda
Caso você prefira investir no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), o abatimento da renda bruta do IR pode chegar 12%. Para usufruir dessa vantagem, você só precisa contribuir normalmente para o INSS e declarar o imposto via modelo completo.
3. Isenção de cobrança adicional do IR
Ainda a respeito do imposto de renda, os planos de previdência privada também são isentos de uma cobrança semestral extra. O valor recai sobre em outras formas de investimento, como os fundos multimercado ou renda fixa. Ao investir em uma previdência privada, você só será tributado se realizar algum saque do montante investido.
4. Ausência no inventário
Além de tudo o que já foi falado, os investimentos em previdência privada facilitam a gestão e repasse do patrimônio. Isso acontece porque essa modalidade de investimento fica livre do, não raro, longo processo relacionado ao inventário.
Na prática, isso quer dizer que, em caso de alguma fatalidade, o montante vinculado à previdência privada será rapidamente liberado. Logo, os beneficiários não precisarão vivenciar a angústia de lidar com questões financeiras em meio a um momento trágico.
5. Desenvolvimento de disciplina financeira
Por fim, investir em uma previdência privada ajuda a desenvolver um senso crítico com relação ao dinheiro. A grande maioria das pessoas não consegue investir parte do seu dinheiro simplesmente por não valorizar aquilo que já conquistou.
A melhor maneira de se fazer isso é buscar meios de se ampliar o patrimônio. De nada adianta trabalhar durante um longo período e apenas gastar o dinheiro acumulado. Ao se aplicar parte do montante em um plano de previdência privada e visualizar os rendimentos, as coisas mudam.
Além disso, fica evidente que um bom plano de previdência privada é uma das melhores saídas para conquistar uma aposentadoria decente. Se você tem medo de que tantos anos de trabalho sejam desperdiçados, está na hora de rever o seu futuro. Essa atitude, inclusive, precisa ser tomada o quanto antes, pois, como você sabe, tempo é dinheiro. Tal máxima nunca foi tão profunda como nos dias atuais.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo dos investimentos? Acesse o nosso blog e acompanhe as nossas postagens! Nós sempre temos algo interessante a compartilhar com você!