A importância de conhecer o mercado financeiro antes de investir

A importância de conhecer o mercado financeiro antes de investir

Primeiramente, é importante relembrar o conceito de investimento e entender o que de fato é investir.

O que é investimento?

Um investimento pode ser definido como um recurso aplicado em certo produto ou ativo com o fito de receber um retorno financeiro vantajoso ao investidor. Tal recurso aplicado pode ser realizado com objetivo de resgate de curto, médio ou longo prazo, variando de acordo com as expectativas e o planejamento do investidor.

E esse investidor escolhe a melhor opção para aplicar seu capital de acordo com seu perfil: conservador, moderado ou arrojado.

Falar sobre tais perfis é muito importante, principalmente se você planeja começar a investir e ainda não sabe o seu, já que investir também envolve correr riscos (mas isso não quer dizer que você precisa ter muito dinheiro sobrando para entrar no mundo dos investimentos).

Investir é para todos que tenham conhecimento acerca do mercado financeiro e almejem aumentar seu patrimônio!

Mas antes de iniciar é relevante analisar os riscos que você está disposto a correr e quais são seus objetivos financeiros, então vamos falar um pouco sobre os perfis mencionados acima para evitar prejuízos e estresse futuros.

Perfis de investidor:

1. Perfil Conservador

Esse tipo de investidor tem como prioridade a segurança em suas aplicações financeiras (como a conhecida e tradicional poupança). Se esse é o perfil que você se enquadra, não se limite à poupança. Veja quantas outras opções:

- Certificados de Depósito Bancário (CDB);

- Letras de Crédito Imobiliário (LCI);

- Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);

- Títulos Públicos;

- Fundos de Investimento de Renda Fixa;

- Previdência Privada.

2. Perfil Moderado

Esse tipo de investidor está situado entre o Conservador e o Arrojado. Ao mesmo tempo em que ele opta pela segurança, também está aberto a correr certos tipos de risco. Em outras palavras, busca um meio termo entre rentabilidade e segurança. Se o seu perfil é o Moderado, essas são algumas sugestões para você:

Fundo de Tesouro Selic;

Tesouro IPCA+

Debêntures

Ações

Fundos de Investimento (FIs);

Fundos Multimercados

3. Perfil Arrojado (ou Agressivo)

Para esse tipo de investidor, a prioridade vai para a lucratividade, ou seja, prioriza os investimentos com maior possibilidade de retorno em curto prazo. Se você acha que se enquadra nesse perfil, não se esqueça de que as perdas financeiras, às vezes, são normais e necessárias. Uma boa opção para esse investidor são as famosas Ações.

Se autoavaliar e descobrir seu perfil de investidor não são tão difíceis assim, não é mesmo?

Depois desse processo de autoconhecimento, é imprescindível que você comece a conhecer o mercado financeiro, antes de efetivamente investir, a não ser que você queira correr riscos de entrar em “malha fina” ou perder dinheiro desnecessariamente.

Os principais conhecimentos que você deve ter são acerca das operações de compra e venda, dos ativos financeiros (todas aquelas siglas e palavras que escutamos - Ação, Fundos, CBI, etc.) e dos tipos de investimento (renda fixa e variável).

O que achou desse tema? Se você se interessa por esse tipo de conteúdo e quer ficar por dentro do mundo das finanças e investimentos, acesse nosso blog!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!