A importância de manter o equilíbrio financeiro no pós pandemia
A pandemia mudou a nossa perspectiva de futuro, os nossos hábitos de consumo e as nossas relações interpessoais.
O isolamento social trouxe uma sensação enganosa de que, dentro de casa, poderíamos gastar menos dinheiro e poupar. Mas, infelizmente, o que vem ocorrendo é o contrário e as pessoas estão cada vez mais endividadas.
Por isso, é fundamental traçar um plano para manter o equilíbrio financeiro no pós pandemia. Afinal, a retomada está acontecendo aos poucos e não dá para fazer tudo ao mesmo tempo com os preços tão abusivos.
A importância de manter o equilíbrio financeiro no pós-pandemia
Em tempos de crise, é normal que a preocupação com o dinheiro seja ainda maior. Diante das incertezas e até mesmo do risco de perder o emprego, por mais difícil que seja, o ideal é não deixar a ansiedade tomar conta.
Manter o equilíbrio financeiro no pós-pandemia é possível através de um planejamento, assim como fazer uma análise dos seus hábitos antigos e o que pode ser mudado ou adaptado.
A primeira atitude que você pode tomar, por exemplo, é iniciar um controle financeiro dos gastos, incluindo desde as contas físicas, até os gastos eventuais, como ir a um restaurante ou fazer um passeio de final de semana.
Isso se faz extremamente necessário, porque desde 2020, quando iniciou a pandemia, houve um aumento significativo no endividamento.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 66,3% dos consumidores estão tendo problemas com dívidas.
Alguns gastos que você provavelmente não teve durante o período de isolamento, vão retornar agora, com as medidas de flexibilização. Por isso, mais do que nunca, é hora de controlar os seus gastos e manter o equilíbrio financeiro no pós-pandemia.
Dicas para controlar o dinheiro no pós-pandemia
Veja a seguir dicas práticas para controlar o seu dinheiro após os períodos de restrição da pandemia:
1 – Faça um controle dos gastos
Atualmente se tornou mais fácil controlar os gastos por conta dos aplicativos e programas de gestão e controle financeiro. Você pode baixar no celular ou usar no seu computador, através de um sistema online bastante completo, e que ajudará você a fazer um controle de gastos mais efetivo.
Saber exatamente quanto entra de dinheiro e quanto sai, é o primeiro passo para tomar novas decisões e, assim, evitar o desperdício com o seu dinheiro.
2 – Defina limite de gastos para cada setor
Sabemos que estão todos muito ansiosos e com vontade de fazer tudo o que não pode durante a quarentena. Mas, gastar sem qualquer controle só vai prejudicar ainda mais a sua vida financeira.
Com a ajuda do sistema de controle financeiro, você vai saber exatamente quais são os seus compromissos e gastos atuais. A partir disso, defina um limite que poderá gastar em cada setor: lazer, mercado, viagens, educação, compras de produtos, etc.
3 – Tenha em mente que a pandemia não acabou
Mesmo com a flexibilização, o fim da pandemia não foi decretado e o vírus continua circulando. Por isso, evite frequentar lugares cheios e fechados, pois além de ser um gasto considerável de dinheiro, você ainda pode estar correndo risco de adoecer.
Prefira atividades gratuitas e ao ar livre.
Gostou das nossas dicas para manter o equilíbrio financeiro no pós-pandemia? Aproveite e compartilhe o conteúdo com um amigo!
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!