Coisas que você precisa saber sobre os dividendos
Educação financeira faz toda a diferença na hora de gerir seu dinheiro e assegurar a saúde financeira da sua empresa. Por isso, separamos esse conteúdo para você, que tem vontade de criar uma carteira previdenciária ou obter uma renda variável.
O que são dividendos?
Dividendos são uma parte do lucro da empresa que é distribuída para os acionistas. Com dividendos, é possível fazer o dinheiro render. Essa é uma política que varia bastante entre empresas e setores da economia.
O processo simplificado é: os lucros são divididos entre os acionistas. Os acionistas compram mais ações. As ações geram mais dividendos.
Essa é uma forma de garantir o crescimento e a estabilidade financeira de uma empresa, por isso acionistas preferem a estabilidade dos dividendos.
Vários fatores influenciam os dividendos, por isso, separamos 3 coisas que você precisa saber se quiser pagá-los em sua empresa.
1. Sua empresa não pode comprometer o fluxo de caixa
Uma empresa visa o lucro, correto? Ninguém quer arriscar pagar dividendos se isso significar comprometer o fluxo de caixa, pois isso significaria tirar recursos que podem ser necessários para a empresa futuramente.
Por conta disso, um dos fatores que determinam o valor dos dividendos é o risco. Quanto maior o risco, menores devem ser os dividendos.
2. É necessário considerar o retorno sobre o patrimônio líquido
Empresas com maior retorno sobre o patrimônio líquido são mais capazes de financiar o crescimento e ainda assim pagar os dividendos aos acionistas.
Este fator nos leva à terceira coisa que você precisa ter em mente sobre os dividendos.
3. Controle faz toda a diferença
No caso de empresas controladas por holdings, há um menor risco de fluxo de caixa do que no caso de empresas individuais, de modo que essas instituições podem pagar mais dividendos.
A situação muda para empresas com controle acionário concentrado ou empresas com maior dispersão de capital, pois nesses casos os gestores tendem a proteger os recursos por interesses próprios.
Por que utilizar um sistema de controle financeiro?
As 3 coisas que mencionamos — relativas a risco, lucratividade e controle — são apenas algumas das considerações necessárias para a tomada de decisão quanto a pagar dividendos e estabelecer seu valor.
Com as flutuações do mercado, os gestores precisam administrar rigorosamente suas finanças para assegurar o melhor uso dos recursos, mantendo o crescimento do negócio.
Um controle financeiro bem estruturado é fundamental para se obter sucesso, pois garante a disponibilidade de informações necessária para que os gestores tomem as melhores decisões.
A atenção máxima aos registros de caixa e o estudo de como o negócio pode trazer dividendos não precisa ser um peso nos seus ombros: temos a solução de que você precisa!
Procurando um Gerenciador Empresarial e de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!
E aí, gostou desse artigo? Acreditamos que informação faz toda a diferença e, por isso, separamos conteúdos de qualidade para educação financeira de nossos leitores. Acesse nosso site para verificar nossos serviços e entre em nosso blog para aprender mais sobre finanças.