Como aproveitar quarentena para melhorar suas finanças

Como aproveitar quarentena para melhorar suas finanças

O Covid-19 nos apanhou de surpresa e, de repente, damos por nós a recolher a nossas casas para viver dias de quarentena. Esse momento de confinamento pode ser a oportunidade certa para você repensar suas finanças e até para aplicar algumas mudanças que promovam a poupança no cotidiano. Saiba como.

Os mídia têm dado conta da situação da propagação do coronavírus no Brasil e os números assustadores têm feito cada vez mais pessoas seguir a diretiva internacional e recolher nas suas casas.

Evitar uma maior propagação do vírus e reduzir o potencial número de infetados e de casualidades é, hoje, o principal objetivo de todos. Isso gerou, no mundo digital, o movimento #stayhome (fique em casa).

Ficar em casa, ainda assim, está muito longe de ser natural para os brasileiros que têm, em si, o desejo do sol, das ruas e do convívio. Assim, nas redes sociais, você pode notar um desconforto visível sobre essa permanência enclausurada.

Na verdade, ficar em casa pode ser visto, nesse momento, como uma oportunidade para os brasileiros. Esse é o momento no qual podem analisar melhor suas vidas e seu cotidiano, para perceberem como podem melhorar seu estado financeiro sem precisarem de sair de suas casas.

Se você está fechado em casa por causa do Covid-19, esse é o momento de olhar o lado positivo e de tentar compreender quais as medidas que pode aplicar, no imediato e no futuro, para ter uma vida mais estável e uma maior independência.

Venha conhecer nossas sugestões para melhorar as finanças durante o tempo de quarentena.

 

1. Inicie um projeto online para ganhar uma renda passiva

Durante o tempo de permanência em sua casa, uma boa ideia que pode encontrar é a de abrir um site ou um blog para explorar enquanto empreendedor.Se não tem a certeza de que é esta a via profissional que quer ou se espera conseguir, assim, obter dinheiro sem esforço, recomendamos que repense a criação de um espaço de trabalho digital.

Hoje, a criação de um site profissional é, sem dúvida, uma boa opção e, com a motivação certa, pode até ser uma forma de o ajudar a ter uma vida financeira mais folga que você tanto ambiciona.

Ainda assim, mais do que criar um site apelativo, você deve recordar que esse é um caminho árduo e onde terá, certamente, vários momentos de dificuldade.

Um exemplo disso mesmo são as lojas digitais. O varejo digital é cada vez mais comum no Brasil mas a taxa de insucesso está, também, a crescer. Isso acontece porque, apesar de toda a facilidade na criação dos espaços e de existirem métodos muito adaptados às necessidades dos empreendedores, se torna muito complexa a superação das lógicas de saturação e concorrência.

Assim, se você quiser lançar-se nessa aventura, é bem importante que saiba que é um caminho longo e recheado de desafios que você só poderá superar com muito trabalho, confiança, esforço e motivação.

2. Pense como pode fazer seu trabalho em Home Office

Além do trabalho que tem de entregar, caso esteja em situação de trabalho remoto; a quarentena poderá ser a oportunidade de repensar a sua vida profissional e o momento certo para perceber se a sua profissão pode ser feita, em paralelo, num modo de freelancing.

Se você for músico, contabilista, professor ou se tiver uma boa capacidade de produção de conteúdos textuais, talvez possa aproveitar a debilidade do trabalho in loco nesse momento para tentar compreender se conseguiria vender os seus serviços online, por conta própria.

Muitas pessoas estavam já tentando fazer isso antes de ser obrigatório ficar em casa e descobriram alternativas bem interessantes, como dar aulas por videochamada ou fazer concertos online. Explore esse mundo e veja se pode retirar renda passiva desse tipo de atividade.

3. Troque as luzes da sua casa

Nem todas as formas de poupar ou de melhorar suas finanças implicam necessariamente uma nova via profissional.

Você também poderá aproveitar o tempo em casa para fazer pequenas alterações que ajudem a poupar no final do mês.Um bom exemplo disso mesmo respeita à sua conta da eletricidade.

Se está passando mais tempo em casa, é natural que acabe gastando mais luz, o que poderia significar um maior custo mensal. Ainda assim, você pode aproveitar essa permanência em sua casa para trocar as lâmpadas por luzes LED.

A luz LED tem a vantagem de ser mais duradoura, de ter menos perdas (nomeadamente na forma de calor) e também de implicar, a médio e longo termo, uma maior poupança.

4. Organize e avalie os seus gastos e rendimentos

Da mesma forma, você pode aproveitar esse tempo para analisar seus rendimentos e suas despesas e para criar um gráfico. Compreender quais são as despesas fundamentais e quais as desnecessárias poderá ajudar, no futuro, a orientar melhor a sua ação para a poupança.