Como definir o valor ideal de uma mesada educativa?
Quando os pais ensinam sobre dinheiro, não basta mostrar que utilizamos como moeda de troca para produtos e serviços. A mesada educativa é um exemplo, situação em que os responsáveis estipulam o valor ideal para criar um conceito sobre dinheiro, ensinando sobre lidar com ele.
Há quem não goste da ideia de dar mesada, porque é o dinheiro adquirido por meio do trabalho dos pais. Porém, cada família constrói a sua dinâmica, assim, esse valor pode ser condicionado a algumas atividades conforme a idade da criança ou adolescente.
Dar mesada desde cedo não é mimar os filhos
A ideia em torno de criar a mesada é de dar uma compensação, um mecanismo de recompensa. Assim, cada família escolhe como será a entrega e quais os requisitos para tal. Isso porque não se trata de dinheiro fácil, mas um combinado que deve ser cumprido.
E nesse caso, vale a pena criar o sistema de recompensa, afinal, é assim que a vida adulta acontece, recebemos dinheiro por trabalho. Além de outros valores atrelados, como economia, administração, entendimento sobre o próprio dinheiro e muito mais.
O que é mesada educativa?
Chamamos, portanto, de mesada educativa, esse sistema que tem a intenção de ensinar as crianças educação financeira. O motivo para isso é que se torna muito mais eficaz criar um ambiente prático do que reforçar apenas a teoria.
Em outras palavras, você cria conceitos sobre orçamento familiar, os cuidados com dinheiro, disciplina, enfim. Aos poucos as crianças compreendem o valor do dinheiro de maneira certa, lidando com ele ao longo da vida, sabendo as consequências de guardar ou de gastar.
Vantagens da mesada educativa
O valor do dinheiro deve ser aprendido em dois âmbitos, primeiro o seu valor de uso, sobre a quantia. Outro é o seu valor enquanto bem, como um recurso que pode acabar. Além disso, outra vantagem da mesada educativa é evitar o consumismo e criar um reforço positivo sobre economizar.
A autonomia também cresce, bem como a noção da realidade das finanças familiares. Os pequenos também compreendem a necessidade de se preparar ara alcançar objetivos e a lidar com a frustração em relação aos recursos escassos.
A tabela de descontos
Pois bem, na prática, a mesada funciona com base em uma tabela criada conforme as necessidades da sua família. As atividades mudam de acordo com a idade, então, é importante analisar sua demanda. De forma geral entram na lista as reclamações antes de ir para a escola.
Bem como desobediência aos pais, deixar de fazer atividades domésticas ou práticas de higiene pessoal. Cada item tem um valor de desconto que, no fim das contas, vai mostrar o valor final da mesada
Defina o valor ideal para a mesada
O valor dos descontos fica a seu critério. O mesmo vale para o valor ideal da mesada, porque cada família vive uma realidade financeira. Isso porque o valor também depende do que será responsabilidade do seu filho, o que ele vai comprar para si.
Tudo isso ajuda a compreender a dinâmica em torno da mesada educativa e te ajudar a criar esse bom hábito. Mais do que achar o valor ideal, o mais importante é entender os objetivos e realizar a educação financeira com qualidade.
Para saber mais sobre o assunto, basta conferir outros artigos como este!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!