Como fazer um diagnóstico financeiro?
A busca por vida tranquila e sem problemas financeiros é algo que vem sendo cada vez mais desejado por quem visa construir uma boa saúde financeira e se organizar quanto a essas questões, de forma a evitar potenciais dores de cabeça.
Saber como suas finanças estão é de extrema importância para dar qualquer passo adiante, seja pra conseguir reparar algum erro ou estruturar os seus planejamentos financeiros de acordo com uma nova realidade.
Nesse processo, é preciso ter consciência e uma visão clara de onde o seu dinheiro está sendo empregado e de como você pode melhorar o seu controle financeiro.
A importância de um diagnóstico financeiro pessoal
O diagnóstico financeiro pessoal é essencial, assim como qualquer tipo de planejamento na vida que venha a antecipar custos e despesas relacionados a uma viagem, a compra de um imóvel ou qualquer coisa dessa natureza.
Tomar uma decisão que esteja relacionada diretamente com dinheiro é um passo importante. Assim, pensar a respeito das suas possibilidades, analisar a situação, detectar as suas limitações financeiras e antecipar os potenciais riscos são apenas alguns passos do processo.
E é exatamente por isso que há a necessidade de fazer um diagnóstico financeiro dos gastos e do emprego dos recursos para avaliar a saúde financeira e encontrar potenciais problemas ou melhores usos para o dinheiro.
O que é evitado pelo diagnóstico financeiro?
Após a etapa de avaliação, que permite encontrar os maiores gastos e outros pontos de importância, é possível notar claramente alguns efeitos causados pelo diagnóstico financeiro. A partir desse diagnóstico, é possível fazer escolhas muito mais acertadas, que vão de encontro às suas condições financeiras e trazem alguns benefícios em longo prazo:
• Evita inadimplência;
• Auxilia na construção e concretização de potenciais objetivos financeiros;
• Permite realizar ações e desejos de forma segura;
Como é feito o diagnóstico financeiro?
Entender a importância de realizar um diagnóstico financeiro é o primeiro passo para buscar uma solução viável e que torne as suas financeiras mais organizadas. A partir desse ponto, todas as decisões poderão ser tomadas com base na realidade financeira e de forma mais centrada, visando manter a saúde financeira em dia.
Um ponto importante do diagnóstico é que ele consegue apontar claramente quando será possível realizar um sonho antigo. Isso é feito com base em todos os pontos analisados a respeito das condições financeiras e da forma como o dinheiro é usado.
Saiba como fazer um diagnóstico financeiro – Passo a passo
Para realizar o diagnóstico financeiro, alguns passos essenciais precisam ser seguidos. Dessa forma, será possível identificar os pontos de análise e, posteriormente, realizar as ações necessárias:
• Identifique o que precisa ser avaliado;
• Conheça o seu orçamento;
• Anote os seus gastos;
• Anote todos os seus ganhos.
Após identificar esses pontos, o diagnóstico pode ser feito com base nos seus ganhos, gastos e demais aspectos relativos à situação financeira. O primeiro passo é considerar o comprometimento de renda.
Isso consiste em notar o emprego do dinheiro para saber quanto deveria sobrar ao final do mês. Caso não sobre nada após todos os pagamentos necessários, isso significa que a saúde financeira está no vermelho.
O diagnóstico também visa identificar todas as despesas que estão consumindo a maior parte do dinheiro para, caso seja possível, realizar cortes de gastos incompatíveis com a realidade.
Use os resultados ao seu favor
Após seguir todos os passos para o diagnóstico financeiro e conseguir identificar quais os pontos mais fracos e fortes da situação financeira, é possível tomar medidas para solucionar as questões que exigem atenção.
Tudo o que for identificado como problemático precisa ser avaliado com mais cautela para que haja uma busca de potenciais soluções.
A prática é excelente aliada para construir uma boa saúde financeira e conseguir conquistar a organização nesse setor, mas precisa ser levada a sério e todos os pontos identificados devem ser considerados, principalmente os que podem se tornar mais problemáticos em longo prazo.
Gostou? Acesse nosso blog para ler mais conteúdos como este!
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!