Como fazer uma boa gestão financeira na minha pequena empresa
Você sempre sonhou em abrir o seu próprio negócio e conseguiu dar este grande passo rumo ao sucesso, mas e agora? Como fazer uma boa gestão financeira em sua pequena empresa? Como fazer com que ela cresça sem dívidas?
São tantas perguntas que rondam os microempreendedores que estão iniciando, parecendo, muitas vezes, que não contrair dívidas nos primeiros anos é uma tarefa quase impossível. Mas, não é! Vamos te mostrar que ter um bom controle financeiro empresarial pode fazer toda a diferença em sua vida.
Separe sua vida pessoal da empresarial
Os problemas podem começar com a unidade das finanças pessoais e as finanças da sua empresa. Em casos como este, não há um gerenciamento financeiro da empresa porque não há como mensurar o que, de fato, entrou e saiu durante o mês. O primeiro passo é criar uma conta empresarial para que os recursos possam ser administrados por lá sem qualquer interferência.
Tenha metas orçamentarias
Definir as metas de despesas e ter o controle de investimentos, além de deixar as finanças estabilizadas, fará com que seu negócio avance ao patamar que você desejar. Tudo na medida do seu investimento, entretanto, mesmo que queira “decolar” e alcançar seus objetivos o quanto antes, é importante ter prudência em como fazer e, principalmente, planejar quanto e quando fará investimentos em seu negócio. Dessa forma, seu dinheiro poderá multiplicar ao invés de subtrair.
Não se esqueça que contas tem data de validade
Ter o controle de contas a pagar e a receber é mais do que necessário para não ficar no vermelho. É muito comum, exponencialmente no início da gestão financeira de seu negócio, se perder em meio a tantas contas e seus prazos de validade. Mesmo parecendo difícil, é importante ficar atento para não prejudicar o orçamento com possíveis juros e multas. Programe o despertador para não esquecer!
Crie projetos e busque resultados
Criar projetos, mesmo com ações pequenas, a curto e longo prazo irão ajudá-lo a gerenciar os resultados e desenvolvimento que cada um deles teve ou terá. Isso pode incentivá-lo a estabelecer metas financeiras para a sua pequena empresa em cada projeto e mensurar quanto cada um deles demandará do seu orçamento. Buscar os resultados de cada investimento nos futuros projetos e ideias é o mais importante.
Invista em um sistema de controle financeiro
Ter um software de gestão financeira a seu favor pode transformar o seu negócio. Um sistema de controle financeiro pode te ajudar com fluxo de caixa, movimentações bancárias, cadastros de clientes e fornecedores, controle de projetos, segurança de acesso e auditoria de transações, emissão de recibos, entre outras funções que são essenciais para a gestão financeira da sua pequena empresa. Todas as finanças da sua empresa estarão sob controle, com isso você poupa dores de cabeça e concentra sua energia em viver o sonho do seu empreendimento de forma tranquila e segura.
Procurando um gerenciador financeiro empresarial? Clique aqui e conheça agora!