Como investir seu dinheiro no exterior

Como investir seu dinheiro no exterior

Entre as principais preocupações do investidor brasileiro está a capacidade de manter o poder aquisitivo estável. Toda vez que há uma crise econômica fica a dúvida de quanto o real vai desvalorizar, portanto investir fora do país é uma segurança patrimonial de extrema relevância.

Saiba agora como investir seu dinheiro no exterior de forma correta e sem preocupações adicionais.

Possibilidades de investimentos

Para começar a fazer investimentos no exterior ninguém precisa ser rico. Com pouco dinheiro já é possível movimentar aplicações fora do país, além da vantagem de não precisar viajar para isso.

Quando se fala em investimento no exterior, antes de qualquer coisa, existem duas principais opções a escolher.

A primeira opção aglomera alternativas em que não se faz necessário o envio de dinheiro para fora do país. A segunda escolha contempla as opções que requerem que seja feita uma transferência internacional.

É uma boa ideia começar utilizando ferramentas apropriadas em próprio território nacional para operar seus investimentos em dólar. Você pode dispor de sistemas de corretoras locais de sua escolha na hora de investir.

Entre as maneiras de investir no mercado exterior com operações realizadas dentro do país, se destacam quatro:

Fundos de investimentos

São realizados de maneira mais simplificada possível, sem obrigação de enviar seu dinheiro para o exterior. Se você tem algum fundo de investimento em andamento, é bem provável que ele já seja aplicado em ativos estrangeiros, mesmo sem o seu conhecimento.

Dependendo da sua política de investimento, até 20% do patrimônio podem ser destinados a ativos financeiros fora do país.

Existem diversos fundos internacionais em território nacional, exemplos como o do banco Morgan Stanley e o Bridgewater, um dos maiores do mundo, com aplicações iniciais de R$500,00.

Títulos BDR

Brazilian Depositary Receipts, mais conhecidos como BDRs, são certificações que visam representar ações de empresas estrangeiras, porém suas operações são feitas diretamente no pregão da Bolsa de Valores do Brasil.

Quando o investidor adquire um BDR, ele adquire um título que representa ações de empresas no exterior, dessa forma não negociando diretamente uma ação e sem a necessidade de enviar valores monetários para um país estrangeiro.

ETF

Exchange Traded Funds, ou simplesmente ETFs, assim são chamados os fundos que têm como base os índices da B3 e aglomeram várias ações em um único ativo.

Dessa forma o investidor pode adquirir cotas que são negociadas da mesma maneira que as ações.

Certificados de Operações Estruturadas - COE

É um investimento do tipo misto, contém aspectos de renda fixa e renda variável. O COE tem diversas operações que contam com papéis que pagam juros de um ponto e derivam de outro.

Abertura de conta fora do país

Embora pareça complicado, abrir uma conta no exterior é tão fácil quanto no Brasil, tendo os documentos necessários e escolhendo o banco é só entrar em contato.

Há também a opção de entrar em contato com uma corretora estrangeira confiável e investir em ativos negociados direto na bolsa de valores do país escolhido.

Todos estes procedimentos envolvem um pouco de trabalho, demandam tempo e conhecimento.

Procurando um Gerenciador de Investimentos Online? Clique aqui e conheça agora!