Como montar um calendário financeiro em 4 passos simples
A organização das finanças pessoais pode ser desafiadora para muitas pessoas. Entretanto, o calendário financeiro é uma ferramenta que tende a facilitar bastante esse processo. Isso acontece porque ele torna o controle algo mais simples e acrescenta praticidade na rotina.
Desse modo, o objetivo de optar por um calendário financeiro é conseguir se organizar para ter controle das despesas de forma simplificada e pouco burocrática. Caso você esteja interessado em saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo!
Calendário financeiro: o que é e quais são os principais benefícios?
O calendário financeiro pode ser descrito como uma ferramenta para controle de gastos e ganhos pessoais. Desse modo, é possível inserir todas as compras feitas, assim como as demais despesas necessárias ao longo de um mês específico do ano.
A partir dessa medida será possível observar de modo mais prático todas as entradas e saídas da sua conta bancária, de forma que o planejamento financeiro se torne uma realidade mais tangível.
Assim, os principais benefícios de adotar um calendário financeiro são:
- Pagar as contas sempre na data certa;
- Visualizar os ganhos e os gastos de forma objetiva;
- Compreender quais são os seus principais gastos;
- Economizar;
- Melhorar a saúde financeira.
Como elaborar um calendário financeiro?
Existem alguns passos simples que podem ajudar na elaboração de um calendário financeiro. A seguir, eles serão devidamente detalhados.
Escolha um meio de controle
O seu calendário pode ser feito através de vários dispositivos eletrônicos ou mesmo através do papel, como em planners e agendas. O suporte deve ser aquele que funcionar melhor para a sua realidade.
Afinal, não adianta criar um calendário elaborado no computador se o seu acesso mais frequente ao documento é o celular. Esta ferramenta precisa estar sempre em mãos para que você não desista de usá-la por ter se esquecido de anotar algo.
Faça uma lista de todos os itens do calendário
Os itens de um calendário financeiro variam de pessoa para pessoa. Entretanto, existem algumas categorias principais, como a renda, as contas e as dívidas que precisam estar presentes em qualquer um.
- Renda: no caso das pessoas que têm salários fixos, é interessante anotar o valor sempre no dia em que ele é depositado. No caso de rendas variáveis, deve-se adotar o mesmo procedimento sempre na data de cada uma. Se estas rendas não têm uma data certa para entrar na conta, procure escolher uma estimada;
- Contas: acrescente as datas de vencimento das contas, sejam elas sazonais, anuais ou mensais. Procure incluir também as que são pagas no débito automático;
- Dívidas: caso você tenha algum débito em aberto, seja ele um empréstimo ou um parcelamento de cartão, procure anotar todas as datas e inclua o número da parcela.
Estabeleça metas para guardar dinheiro
Caso seja possível, procure estabelecer metas para guardar dinheiro. Marque uma data no calendário para esta finalidade. Entretanto, se não sobrar nada que possa ser guardado, procure pensar em formas de cortas gastos supérfluos.
Foque no longo prazo
Olhar para o futuro pode ser uma excelente forma de organizar a sua vida financeira. Portanto, procure anotar tudo o que você planeja comprar ou fazer no calendário. Desse modo, se tornará mais fácil planejar e você terá conhecimento antecipado dos gastos daquele período.
Gostou do conteúdo? Acesse o site para conhecer os nossos serviços e leia outros artigos no blog!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!