Como organizar eficientemente as contas do dia a dia?
A organização das despesas diárias é uma tarefa fundamental para alcançar um controle financeiro pessoal eficiente e racional.
Diante de tantas contas para pagar no mês, seja de telefone, energia, aluguel, TV por assinatura, internet, financiamento, cartão de crédito, escola dos filhos, dentre tantas outras; será que você está se organizando da maneira adequada para não atrasar o pagamento de nenhuma?
O atraso de contas pode trazer consequências bem desagradáveis, como o pagamento de juros e multas, assim como uma eventual interrupção dos serviços ou negativação do nome.
Portanto, para evitar este tipo de incômodo, se faz necessário organizar detalhadamente as suas despesas para que as finanças pessoais não fiquem comprometidas.
Listas
O primeiro passo a ser dado, e o mais importante, é fazer uma lista completa de todas as suas contas. Isso vai facilitar na identificação geral de despesas programadas e fixas. Com isso, você vai ter uma estimativa de quanto vai ser necessário gastar durante o mês.
Equilíbrio de contas
Para melhorar o equilíbrio do seu caixa, é indicado que as datas de vencimento sejam definidas tendo como base o recebimento do salário.
Considerando-se que o salário entre no início do mês, é interessante que o vencimento de uma conta seja colocado para o dia seguinte, por exemplo.
Quanto mais para o fim do mês ficar o vencimento, aumentam as chances de você ter menos dinheiro no caixa e, consequentemente, atrasar um pagamento.
O recurso do débito automático
Utilize o débito automático para o pagamento de contas como energia, água, telefone e outros que permitem o uso do mecanismo. Algumas empresas oferecem descontos para usuários que escolhem a modalidade.
Além disto, nos casos em que há saldo em conta, a medida auxilia a não perder os vencimentos, já que não há uma cobrança adicional.
Mas fique atento ao caso de não haver saldo na conta nas datas de vencimento determinadas, pois você vai precisar recorrer aos limites do cheque especial, que contam com juros elevados.
A disciplina financeira
Tendo estabelecido os gastos fixos e operacionalizando a melhor maneira de realizar os pagamentos, é essencial que você pondere a relação entre gastos e ganhos.
Um desequilíbrio acentuado nesta balança vai exigir a definição de prioridades e a necessidade de cortes para que a conta feche positivamente.
A partir de um gerenciamento financeiro mais equilibrado, vai ser mais fácil ter uma visão sobre quais as metas e objetivos você quer alcançar.
A realidade financeira
Aliada à disciplina financeira, vem a necessidade de percepção sobre a sua realidade em relação aos gastos.
Rendas mensais reduzidas e com significativos custos a serem atendidos são incompatíveis com gastos supérfluos que comprometam o orçamento. Sendo assim, a organização financeira vai permitir que você desenvolva e aprimore hábitos de consumo que se adequem à sua renda.
Essas dicas foram úteis para você? Para mais artigos como este, continue navegando pelo nosso blog.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!