Como saber se os meus objetivos financeiros são alcançáveis?
Todo mundo tem diversos objetivos financeiros. Sejam eles focados mais no longo prazo, como a aposentadoria, no médio prazo como a compra de um automóvel ou um imóvel, ou no curto prazo, como uma viagem ou o casamento. Mas, diante de tantos objetivos, como saber se eles são alcançáveis?
Estabeleça seus objetivos
O primeiro passo saber se seus objetivos são alcançáveis, é tê-los claramente definidos. Por exemplo: comprar uma casa é muito vago. Mas, comprar uma casa até os 40 anos é muito mais específico, pois você tem todas as variáveis para determinar se este objetivo é possível ou não. A partir de um objetivo, com as limitações específicas, fica muito mais fácil determinar se ele é possível de ser cumprido ou não, e de trabalhar para alcançá-lo.
Faça o planejamento financeiro
Outro ponto importante a determinar é o quanto você precisa acumular até lá. Aí entra o planejamento financeiro. Praticamente qualquer objetivo é possível, se você se planejar ou ajustar o tempo para compra.
Se você sabe que a casa custa X e que precisa acumular pelo menos Y por mês, você consegue visualizar se é possível ou não cumprir este objetivo. Pode ser que seja possível ajustá-lo para ele ser um pouco mais para o futuro.
Usando o recurso acumulado
Mas, é claro que o dinheiro que você vai guardar não precisa ficar parado. O ideal não é simplesmente deixá-lo no banco ou na poupança. Existem diversos investimentos em renda fixa, por exemplo, com títulos que tem uma validade de tempo específica.
Se você pretende comprar a casa em 10 anos, pode pesquisar títulos que vencem no longo prazo, e por isso, tendem a pagar mais. O importante é sempre considerar todas as alternativas que irão permitir que você acumule mais capital para conseguir alcançar o seu objetivo com muito mais facilidade. O controle dos seus investimentos é crucial para que você mantenha o planejamento em dia.
Quebre seus objetivos em metas menores
Comprar uma casa é muito grande? Parece algo impossível? Você pode quebrar os seus objetivos em metas menores. Por exemplo, se você está endividado, sua primeira meta pode ser sair da dívida em um período mais curto de tempo.
Outra meta importante é fazer um bom controle financeiro pessoal para garantir um corte nos gastos. Se seu objetivo demanda que você aplique um determinado percentual da sua renda por mês e você tem gastos que não permitem este investimento, é preciso fazer uma análise financeira do que pode ser mantido, e do que deve ser cortado.
Considere todos os fatores anteriores
Por isso, para determinar se é possível alcançar um objetivo financeiro é preciso combinar e analisar todos os pontos anteriores, em conjunto. Assim, você tem todas as informações sobre o quanto é capaz de acumular, as suas opções para fazer aquilo render, além, é claro, do valor total do seu objetivo. Assim, você pode determinar se ele é possível ou não. Mas, é preciso deixar claro que nada é escrito em pedra.
Digamos que você não consiga comprar a casa com 40, mas com um pequeno ajuste, você consegue comprá-la com 45. Seu objetivo é maleável e não precisa desistir se ele não for exatamente o que você espera.
Quer saber melhor como ter um controle financeiro preciso dos seus recursos e investimentos pessoais para alcançar o seu objetivo? Continue aprendendo sobre educação financeira no nosso blog.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!