Como se organizar para quitar suas divídas?
O ano novo já esta aí e para começá-lo com chave de ouro nada como usar o mês de dezembro para quitar todas as dívidas e iniciar o ano seguinte zerado, não é mesmo? Uma alternativa é se organizar para ir quitando as dívidas ao longo do mês, ou seja, mês a mês.
Pensando nisso trouxemos neste artigo algumas dicas que te ajudarão a se organizar para quitá-las.
Boa leitura!
1. Estabeleça metas
O primeiro passo de todos é se organizar e estabelecer metas para colocar tudo em dia. Quais são as suas dívidas? Quais incidem mais juros?
Pensando dessa forma você consegue definir quais dívidas devem ser pagas primeiro e, inclusive, criar um cronograma com estratégias para pagar as contas mais caras e/ou com mais juros no primeiro semestre; deixando as “menos agressivas” para o segundo semestre.
2. Organize entradas, saídas e o orçamento como um todo
Uma atitude fundamental de quem deseja quitar as suas dúvidas nessa reta final do ano é organizar o orçamento com entradas e despesas. Essa organização pode ser feita utilizando um caderno, uma planilha de computador ou até mesmo um app no seu smartphone.
Tenha noção de tudo o que entra, o que sai e também do que você precisa guardar para conseguir quitar os atrasados.
3. Avalie e corte os gastos desnecessários
Pequenas economias no dia a dia também podem te ajudar a se programar para quitar as dívidas. Parece que não, mas 100 a 200 economizados por mês já são R$ 1200 a R$ 2400 por ano, o suficiente para acabar com muitas delas, vai dizer?
4. Falando em poupar para quitar… Negocie com os credores
Com a grana juntada ao longo dos meses, décimo terceiro em mãos ou outra renda extra, você pode se organizar para pagar as dívidas. E aqui vai a cerejinha do bolo: ao invés de simplesmente fazer o pagamento, prefira contatar os credores para tentar negociar, diminuir os juros incidentes e, consequentemente, conseguir um bom descontinho.
5. Fale com a sua família sobre as dívidas
Envolver a família na organização das finanças é uma tarefa que nem todo mundo cumpre, mas que é fundamental principalmente para quem está com dívidas. Isso porque a pessoa endividada muitas vezes precisa fazer escolhas e “segurar” um pouco as pontas até se estabelecer novamente. Quando a família não sabe do que está acontecendo fica muito mais difícil quitar tudo com rapidez.
6. Busque uma renda extra
Buscar uma renda extra também pode ser uma maneira eficiente de se livrar das dívidas, seja no seu período livre ao longo do dia ou em bicos aos finais de semana.
As opções aqui são muitas: produzir artesanato, criar infoprodutos, prestar consultorias, vender doces e assim por diante.
Organização é a base de tudo!
Agora você já sabe como começar a se organizar para quitar suas dúvidas. Gostou deste artigo? Então aproveite a visita para passear pelo nosso site ou conferir demais artigos do blog sobre finanças e educação financeira como um todo.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!