Como se planejar financeiramente para um ano sabático?
Com a correria do cotidiano, o estresse da rotina e as preocupações do dia a dia, muitos veem a necessidade de tirar um ano sabático, no qual a ideia principal é descansar e rever suas escolhas de vida até o momento.
De fato, essa é uma escolha muito importante na vida de qualquer um, afinal, é preciso abrir mão daquela rotina dinâmica e já conhecida, para se deixar levar pelo desconhecido e possíveis aventuras que esse novo momento pode proporcionar.
No entanto, é preciso ter cuidado com essa escolha. Isso porque é fundamental ter um bom planejamento, em especial financeiro, para que esse ano sabático seja proveitoso e repleto de experiências positivas para se lembrar no futuro.
Assim, antes de abrir mão de tudo e cair de cabeça nessa aventura, convidamos você para conhecer ótimas dicas de como se organizar financeiramente para que o seu sonho do ano sabático se torne realidade.
Monte um plano com todas suas ideias, metas e objetivos
O primeiro passo para quem deseja ter um ano sabático é ter todas as suas ideias colocadas em um papel.
Estabeleça o período que pretende ficar fora da sua rotina, se serão semanas, meses ou anos. Identifique o que pretende priorizar nesse período, isto é, se vai realizar viagens dentro do país, fora ou até mesmo passar mais tempo com sua família e amigos.
Esse tipo de planejamento pode auxiliar muito no que se refere ao valor necessário para realizar seus objetivos e metas durante o período sabático.
Afinal de contas, viagens para o exterior possuem um custo maior se comparado a uma viagem dentro do país, por exemplo.
Nesse momento, é interessante calcular a média de gastos a depender do tipo de atividade, viagem ou passeios que pretende fazer. Pesquise os valores de pousadas, restaurantes e demais programas que possa incluir nesse período.
Organização financeira
Assim que estabelecer qual serão seus possíveis gastos e o quanto irá precisar gastar nessa fase da sua vida, é chegado o momento de organizar o seu dinheiro.
Não deixe nenhuma pendencia ou conta em aberto. Procure quitar seus débitos antes de sair para não ter problemas no futuro.
Outra dica importante é manter o seu dinheiro trabalhando. Em outras palavras, você precisa procurar formas de investir o seu capital. A poupança é uma das formas mais seguras de rendimento, porém, não é a mais vantajosa.
O ideal é aplicar valores em rendas fixas como CDB, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (FI) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Ferramentas para ajudar no planejamento
A internet possui diferentes ferramentas que podem te ajudar a controlar os seus gastos mensais.
Nessas ferramentas você pode administrar de um jeito fácil e muito simples todos os seus investimentos e ainda gerenciar tudo o que for gastar durante o período em que estiver viajando ou descansando em sua casa.
Além disso, através da plataforma certa você consegue até mesmo economizar e cortar certos gastos que não serão necessários para esse determinado ano sabático. Vale a pena conhecer melhor essas ferramentas. Acesse o Meu Dinheiro Web!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!