Como se planejar para comprar a casa própria
Quem pensa em se planejar para comprar a casa própria está certo porque o processo demanda altos custos e muita preparação. Principalmente quem vai aderir ao financiamento para realizar o sonho de finalmente ter um imóvel próprio.
Pensando nisso, trouxemos uma série de dicas para quem está entrando nesse momento de planejar, veja!
Comece a reservar 20% do valor do imóvel
A maioria das pessoas opta pelo financiamento de casas e apartamentos por conta das condições facilitadas, ligadas ao parcelamento. O que muitos descobrem depois é que o crédito costuma ser de até 80% do valor total do imóvel, sendo o restante solicitado como pagamento à vista.
Claro que existem exceções, por exemplo, como imóveis comprados na planta, mas na maioria dos casos é preciso ter a quantia disponível. Pensando nisso, é recomendado começar seu planejamento por esse passo, considerando locais com segurança e rendimento interessante, como investimentos de renda fixa.
Passe a abrir mão de 30% da sua renda
Nessa trajetória de alcançar o valor da entrada para financiamento você também se adapta à nova realidade que terá assim que aderir ao parcelamento. Então, uma dica é destinar 30% da sua renda mensal para essa reserva, se acostumando a não contar com esse montante.
Isso porque a análise realizada antes da aprovação determina também um valor limite para que o cliente destine em contas de empréstimos. Certamente esse contexto anterior pode te ajudar a se adaptar com maior facilidade.
Conte com gastos adicionais para comprar a casa própria
Se pensa que os gastos são apenas os que citamos antes está enganado, já que o assunto é estar preparado, a dica é também ter em mente que outros custos virão. É o caso de trâmites em cartório, por exemplo, que demandam quantias significativas no processo de compra.
Portanto, inclua em seu planejamento formas de arcar também com esses tipos de custos, além de outros que surgem ao longo do caminho. Sobretudo o financiamento, pode levar um tempo até a compra ser finalizada, contando desde o momento em que você analisa os imóveis de interesse.
Pesquise bastante sobre o imóvel
Vimos que o financiamento é um grande compromisso financeiro, por isso o planejamento é tão importante, mas não precisa ficar assustado. O segredo é se dedicar também na hora de procurar o imóvel ideal, considerando as suas necessidades e da sua família.
Verificar a localização, custos de vida, custo do imóvel, entre outros detalhes que considere importantes sobre o local onde vai morar. Tudo isso contribui para uma compra que te deixará satisfeito, ainda que seja preciso investir tempo nessa procura.
Conte com especialistas no assunto
Existem alguns programas de habitação que proporcionam melhores condições para quem quer financiar o primeiro imóvel. Por isso uma dica muito importante é conversar com quem entende do assunto, como um corretor, por exemplo, para que tenha mais informações corretas sobre esse universo.
Há inclusive casos em que é possível usar o valor do FGTS para dar a entrada. Por isso é tão importante pesquisar sobre o assunto e se planejar para esse processo.
Agora você já sabe como se planejar para comprar a casa própria de forma correta, pensando em custos e outros fatores que fazem toda a diferença.
Se quer saber mais sobre o assunto é só ler nossos outros conteúdos como este!
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!