Conheça os melhores investimentos para quem aceita correr riscos
Você sabe quais são os melhores investimentos para quem aceita correr riscos? Quando o assunto é investir, existe uma relação clara entre risco e retorno. Ou seja, quem quer ganhar mais, precisa correr certos riscos.
É claro que muitas pessoas não estão dispostas a correr este risco, o que significa que ficam em opções mais seguras, como os investimentos de renda fixa. Porém, para quem está disposto a arriscar um pouco mais, os retornos podem ser ainda maiores. Além disso, após estudar bem o assunto, você percebe que é possível controlar o risco, de modo a minimizá-lo.
Então, neste post, conheça os melhores investimentos para quem aceita correr riscos. E se gostar do que leu, não esqueça de conferir outros posts do nosso blog para aprender ainda mais sobre cada um deles!
O mercado de ações
Começando com um dos maiores investimentos para quem aceita riscos, o mercado de ações é o mais famoso. Existem muitos mitos e lendas sobre este mercado, mas na verdade, ele não é tão arriscado quanto parece. O maior risco do mesmo é a dificuldade de prevê-lo. A crise do coronavírus e tudo que ela fez com bolsas de todo o mundo é um ótimo exemplo.
Porém, controlando o risco, você consegue se proteger. Por exemplo, digamos que você compre uma ação de uma empresa X. Ela é extremamente forte no mercado e bem consolidada. Mas, ocorre uma grande queda na economia e a ação da empresa cai 50%. Isso significa que você perdeu metade do seu dinheiro? Claro que não. A ação é sua para sempre e você só perde, se decidir vender neste momento. Contudo, ao longo do tempo, o mercado vai se recuperar e a ação da empresa vai subir. Ou seja, você só perde dinheiro se vender na hora errada.
Portanto, 3 regrinhas básicas ajudam a diminuir o risco do mercado de ações:
- Compre na baixa e venda na alta;
- Tenha paciência nos momentos de baixa;
- Não use um dinheiro que você vai precisar logo.
Mercado futuro e de opções
Para quem quer arriscar ainda mais, existem os mercados que são variações do mercado de ações. O futuro e as opções são um poucos mais complicados, mas resumidamente, é possível entender como eles funcionam.
No mercado futuro, o investidor compra contratos de mercadorias, como ações, juros, commodities e dólar. Para ele, a expectativa é que os contratos sejam mais valiosos do que no momento da compra. Porém, é claro que não existe nenhuma certeza disso.
Já no mercado de opções você não negocia necessariamente os ativos, mas sim a opção de comprá-los.
Ambas operações são mais complexas, feitas normalmente por investidores mais experientes.
Fundos alavancados e FIDCs - Os fundos mais arriscados
Os fundos de investimento, em geral, podem variar bastante de grau de risco. Afinal, tudo depende de em qual ativo o fundo investe. Por isso, é crucial conhecer bastante o fundo antes de investir. Para facilitar, eles sempre trazem uma lista de ativos, e o perfil mais adequado.
Porém, os fundos alavancados e os FIDCs são naturalmente mais arriscados. No primeiro, é feito um investimento maior do que existe no momento de investir. Já os FIDCs são os fundos de direitos creditórios, ou seja, investem em empresas que estão com dificuldades e precisam de capital. Neste caso, o maior risco é a inadimplência.
Estes são alguns dos melhores investimentos para quem aceita correr risco. Por conta de tantas opções, é preciso conhecer bem o seu perfil de investidor, de modo a escolher melhor os investimentos que façam mais sentido para você.
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!