Construindo seu patrimônio em 4 passos
Já ouviu essa frase: “Onde os ricos cada vez ficam mais ricos"? Trata-se de um trecho retirado da música “Xibom Bombom" de As Meninas. Essa frase traz uma reflexão a cerca de uma realidade que ainda hoje é vivida em que as pessoas ricas ficam cada vez mais ricas.
Só que não é algo que simplesmente acontece do nada, trata-se de conhecimentos que essas pessoas têm relacionados a conceitos bem simples no mercado de investimentos.
Pessoas com grandes volumes de dinheiro sabem que manter ele parado em conta corrente ou não criar reservas de emergência é sinônimo de perda de patrimônio, isso porque as taxas da economia trazem grandes oportunidades de ganho de capital com aplicações financeiras onde o investidor empresta o dinheiro que tem ao agente deficitário, que devolve o capital acrescido dos juros.
Mas eu não tenho esse dinheiro, como posso emprestar e ganhar juros em cima do capital? É isso o que vou te ensinar, nos acompanhe na leitura.
Primeiramente, o que significa investir?
O mercado de investimento é um mar de oportunidades onde você rentabiliza o patrimônio financeiro que você possui, em outras palavras, você empresta o seu dinheiro e recebe juros em troca disso.
Apesar do enorme ditado popular que diz que só ricos investem ou aplicam dinheiro, os investimentos são modalidades onde você inicia aplicações com o intuito de colher grandes riquezas no longo prazo.
Você não precisa esperar acumular um milhão para começar, pode começar com 5, 10 ou o valor que você puder acumular com a periodicidade que te deixar mais confortável.
Mas como eu posso iniciar a construção do meu patrimônio?
Vou te dar quatro passos aqui que vão te ensinar como construir seu patrimônio da melhor forma:
1. Planejamento e Controle Financeiro
Inicialmente, você precisa saber o quanto das suas receitas você pode investir. Recomendamos iniciar um orçamento pessoal para saber como andam seus gastos e suas entradas, a partir daí, ver se existe a possibilidade de reduzir e acumular mais dinheiro, depois pega a sobra e inicia seus investimentos.
2. Bancos ou Corretoras
Para iniciar os investimentos é necessário ter uma conta ativa em algum banco ou corretora. Pesquise quais são as melhores corretoras para se investir e abra a sua conta. Geralmente não é cobrado nada para manter a conta aberta.
3. Questionário
Aberto a conta, responda o questionário de Análise de Perfil de Investidor. Trata-se de um questionário que vai informar que tipo de produtos de investimentos são mais adequados ao seu perfil.
4. Investir
Visto qual o seu perfil, o próprio banco ou corretora escolhidos lhe trará uma série de produtos onde você poderá escolher qual o melhor casando a rentabilidade e o nível de risco que faz mais sentido para você.
Existem investimentos no qual você pode começar com valores muito baixos. Mantenha uma constância, foque no longo prazo e veja a mágica dos juros compostos acontecer.
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!