Contactless: Mitos e verdades sobre o pagamento por aproximação
A função de pagamentos por aproximação, a tecnologia Contactless, se tornou cada vez mais popular, em especial nos últimos anos devido à pandemia do coronavírus. Assim, ela passou a ser uma prioridade para a maioria das pessoas na hora de realizar os seus pagamentos com cartão.
Ter em mãos um cartão com a funcionalidade Contactless pode fornecer muitas vantagens no dia-a-dia além da praticidade. Outros pontos fazem com que a tecnologia tenha se tornado querida entre os usuários de cartões estão ligados à duração, visto que eles acabam tendo uma vida útil maior.
Entretanto, pela falta da utilização de uma senha para validar a compra realizada, muitas pessoas se mostram descrentes da tecnologia e até mesmo um pouco inseguras por não estarem familiarizadas com ela.
Desse modo, surgem mitos que acabam afastando os consumidores da utilização da tecnologia. Falaremos a seguir a respeito de alguns mitos e verdades para desmistificar a tecnologia Contactless.
Como funciona o pagamento por aproximação?
Antes de esclarecer os principais mitos e fortalecer as verdades a respeito da tecnologia Contacless, é importante entender como ela funciona. De forma resumida, isso acontece devido a uma comunicação feita por campo de aproximação, diferente do que acontece com o Wi-Fi e o Bluetooth.
Nesse caso, o cartão que conta com a tecnologia é aproximado do leitor da máquina de pagamentos. Em seguida, basta aguardar pelo sinal de autorizado. Não é preciso que seja digitada uma senha para o procedimento, motivo pelo qual muitas pessoas se sentem inseguras em usar.
Mitos e verdades sobre os cartões com Contactless
Por ser uma tecnologia que ainda gera alguns sentimentos de dúvida, é importante desmistificar os mitos e esclarecer o que é verdade para incentivar que mais pessoas adotem a medida como parte dos seus dias, visto que ela pode trazer uma praticidade muito maior.
A função pagamento por aproximação pode ser usada em qualquer cartão?
Este certamente é um mito. Apesar de diversas operadoras de cartões já estarem adotando a medida como parte dos seus serviços, não são todos os cartões que contam com a tecnologia entre as suas funcionalidades.
Para identificar os cartões que possuem o Contactless basta procurar por um desenho específico, com quatro ondas de transmissão sem fio. Este detalhe é o suficiente para a identificação.
Se o cartão for roubado, perco todo meu dinheiro?
Mais um mito relacionado aos cartões que possuem Contactless. Mesmo que haja a tecnologia ativada no cartão, não é possível realizar compras além de R$200. Assim, no caso de valores superiores os bancos passam a exigir um PIN ou senha para aprovar o pagamento.
Por isso, é indicado que em caso de roubo ou perda seja feito o bloqueio imediato do cartão através de aplicativos e canais de atendimento.
Se os dados do cartão forem roubados, o emissor pode responsabilizar o cliente?
Esta é uma pergunta um pouco mais complexa, que não pode ser definida como mito nem verdade. Nesse caso, a fraude precisa ser avaliada e comprovada pelo emissor. Somente assim será possível ressarcir ou não os clientes afetados caso seja comprovado o roubo dos dados.
A contestação precisa ser válida e também é necessário que esteja dentro do prazo pré-estabelecido pela empresa para tal.
Caso o cartão seja roubado, não poderá ser usado para compras online ou através do telefone
Este é um grande medo da maioria das pessoas em relação à tecnologia Contactless e esta é uma grande verdade. Não há a possibilidade de que compras sejam feitas online ou através do telefone.
A tecnologia Contactless, mesmo ativada, não fornecerá ao fraudador a conclusão da compra, pois ela somente poderá ser feita de forma presencial. Portanto, caso o cartão seja roubado e o bloqueio realizado em seguida, nada poderá ser feito com o cartão.
O meu cartão com Contactless pode ser clonado?
Ainda hoje muitas pessoas acreditam que por utilizar a tecnologia Contacless há maior risco de que seus cartões sejam clonados.
Este é um mito. Na realidade, quando o cartão é usado dessa forma no terminal de pagamento, é gerado um número dinâmico e exclusivo. Portanto, não há uma facilidade maior para que esta ação seja realizada.
Gostou deste conteúdo? Leia mais informações como está no nosso blog .
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!