Controle as finanças da sua empresa ou ela irá quebrar
Empreender é sempre um desafio muito grande e, para se manter no mercado, é preciso muita inteligência e organização. Controle financeiro da empresa é uma maneira de medir a situação do negócio e de evitar surpresas desagradáveis.
A verdade é que uma empresa não se faz apenas de números da conta bancária, mas esquecer a parte financeira dela, em detrimento de outras questões, é um crime maior ainda contra o seu investimento.
Educação Financeira em déficit
Um dos maiores problemas da população brasileira é a falta de instrução sobre finanças pessoais. Alguns traços desse problema pessoal se transferem para alguns empreendimentos. Por isso, é preciso adquirir conhecimento sobre como realizar esse controle.
Controle financeiro é uma das maneiras mais simples e eficazes de evitar colapsos em qualquer negócio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você controle as finanças do seu negócio e evite que ele quebre.
Organizando as finanças
A primeira dica é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. A organização das etapas, dos processos, dos fins, e dos meios é um ponto essencial para estar ciente de tudo o que acontece nela.
Vamos criar uma situação de exemplo para entender a importância da organização financeira: sua empresa investiu em uma estratégia de Marketing e o retorno do público foi muito inferior ao esperado.
Com a organização, você perceberá que existe algo de errado nessa estratégia e trabalhará para aperfeiçoá-la. Mas sem organização financeira, você persistiria no erro e teria prejuízos.
Realize um balanço financeiro
Esse balanço financeiro servirá como ponto de partida para a melhora do seu negócio. Você só pode pensar em estratégias para melhorá-lo quando souber as condições de investimento e atuação dele.
Coloque nesse balanço todos os gastos fixos e todas as receitas. Pode ser que algum prejuízo seja percebido e que precise haver alguns cortes na folha. Por isso, é preciso que os funcionários estejam cientes do momento.
Tenha disciplina
Controle financeiro não é uma válvula automática, por isso mantenha disciplina nessa função. É interessante informar aos funcionários e deixá-los cientes de que a empresa está passando por um momento diferenciado e que a gestão conta com eles nesse processo.
A disciplina parte de estar ciente e conscientizar a todos sobre a necessidade de uma mudança de paradigmas. Para auxiliar nesse processo, você pode automatizar o controle, por meio de softwares e planilhas. Converse com a equipe financeira ou busque profissionais qualificados para esse serviço.
Além disso, vá atrás de conhecimento, por meio de consultorias e cursos que te ajudem a lidar com essa situação e evitá-la nas próximas vezes.
Faça o correto
Manter o controle financeiro não é uma tarefa difícil, mas iniciá-lo sim. A sua empresa conseguiu, agora você precisa agir com as informações adquiridas. Essa etapa é necessária para colocar em prática todo o estudo e organização feitos anteriormente.
Tenha consciência de que todas as ações tomadas devem ser pensadas estrategicamente para que o negócio não seja prejudicado e quebre. Lembre-se de que a maneira mais simples e eficaz de evitar que o seu negócio quebre é realizando o controle financeiro.
Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!