Corretagem zero: o que é e como funciona?
Em geral, o mercado financeiro é interessante para diversos investidores e operadores. Afinal de contas, trata-se de uma excelente maneira de rentabilizar. No entanto, existem termos bastante utilizados nesse tipo de mercado, mas que poucos conhecem e não sabem da sua importância.
E nesse quesito, podemos perceber a devida importância da taxa de corretagem — especialmente para quem está começando no mercado financeiro agora. Quer saber como? Então confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de taxa.
O que é Taxa de Corretagem?
Antes de passarmos para o assunto da Corretagem Zero, primeiramente devemos entender o que significa Taxa de Corretagem. Em geral, as operações são realizadas sob a emissão de ordens de venda e compra, variando de acordo com o objetivo. No entanto, para que possamos ter acesso aos derivativos e ativos, o especulador ou investidor deve abrir conta em uma instituição financeira.
Entendendo o devido papel dessas instituições, a fim de que as operações financeiras sejam realizadas de maneira eficiente, é bastante comum que uma cobrança denominada taxa de corretagem seja feita nessas operações.
Sendo assim, essa taxa está relacionada às transações que foram feitas pelo investidor. Dessa forma, o objetivo dela é remunerar a pessoa intermediária, que no caso, trata-se da corretora de valores.
O que é corretagem zero e como funciona?
Entendendo o conceito e a importância da taxa de corretagem, fica mais fácil falarmos a respeito da corretagem zero. Conforme vimos anteriormente, uma das maneiras de realizarmos operações financeiras, são através das instituições financeiras, correto? Logo, cada instituição pode realizar a cobrança dos valores de transação de maneiras diferentes.
Diane disso uma possibilidade começou a se tornar bastante popular nesse mercado: estamos falando da taxa de corretagem zero. Assim, entendemos que esse tipo de taxa basicamente relaciona-se à isenção de cobranças que são realizadas em operações, produtos e ativos.
Dessa maneira, o operador ou o investidor irá pagar somente os custos operacionais, além de taxas próprias da corretora de valores. Portanto, a taxa de corretagem zero acaba funcionando como um sistema que visa diferenciar, tornando a competitividade maior, e dessa forma, atraindo cada vez mais pessoas para se relacionarem com as corretoras.
Em se tratando da maneira em que essa taxa funciona, percebemos que ela pode ser devidamente aplicada somente em determinadas operações e ativos. No entanto, ela também pode se inserir em todas as possibilidades disponíveis. Sem contar que a taxa de corretagem zero também pode ser inserida a operações que possuem valores distintos, ou pode se aplicar a todos os clientes, desde que exista igualdade.
Gostou deste artigo? Conforme vimos, a taxa de corretagem é um contexto a ser conhecido por quem deseja investir e realizar movimentações financeiras. Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre esse tipo de taxa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto?
Visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados. Aprenda mais sobre como administrar e investir melhor seus rendimentos financeiros.