Dicas de controle financeiro para crianças
Ter umbom controle financeiro é fundamental para qualquer pessoa, afinal, isso é o que irá garantir estabilidade financeira e permitir que tenhamos as finanças em equilíbrio e, consequentemente, uma vida mais tranquila.
O problema é que muitas vezes percebemos essa necessidade tarde demais ou apenas depois de enfrentar muitos problemas financeiros. Por essa razão, é tão importante o conceito de educação infantil financeira.
Pensando nessa necessidade, preparamos 5 dicas de controle financeiro para crianças que você poderá aplicar com seu filho para que, desde cedo, ele tenha responsabilidade financeira e se torne um adulto consciente.
Definir objetivos
Por mais que as crianças não tenham uma renda fixa e no máximo receberem uma mesada dos pais, é importante que elas saibam que o dinheiro que recebem não deve ser gasto de qualquer maneira.
Obviamente, uma criança não precisa ficar planejando seus gastos, mas é muito válido que elas tenham objetivos vez ou outra e que saibam juntar dinheiro para comprarem algo que queiram muito como um brinquedo muito especial que custe um pouco mais caro.
Isso além de incentivar a criança a correr atrás dos seus objetivos, irá ensiná-la a poupar dinheiro para realizar projetos ou garantir bons investimentos quando for adulta.
Registrar os gastos
Um dos grandes problemas com relação às finanças dos adultos é que muitos não têm um controle do que recebem e do que gastam e por isso, acabam passando dos limites.
Nesse sentido, uma ótima dica para ensinar as crianças é anotar o que recebem de mesada e o quanto gastaram. Dessa forma, elas poderão perceber no final do mês quanto conseguiram economizar e se a forma como gastaram o dinheiro foi proveitosa para elas.
Tomar boas decisões
Fazer as escolhas certas é um dos princípios fundamentais da educação financeira e para as crianças, saber escolher não é uma tarefa fácil.
Por isso os adultos devem orientá-los quando os pequenos precisam se decidir por uma compra. As crianças precisam ter a consciência de que não dá para comprar tudo o que desejam e que é preciso saber escolher o que é mais importante ou necessário, assim, elas irão aprender a tomar decisões acertadas quanto às suas finanças e gastos quando forem adultas.
Independência financeira
Obviamente, crianças não são independentes financeiramente, mas quando se tornarem adultas elas deverão ser, então, uma ótima forma de prepará-las para isso é ensiná-las a serem responsáveis pelo seu dinheiro e gastos.
Dar uma quantia de dinheiro para a criança e deixar que ela faça sua própria compra, pague no caixa e destine o troco, caso haja, é algo simples, mas pode gerar uma autonomia que será importante que ela tenha desde já.
Seja o exemplo de controle financeiro
A melhor forma de ensinar algo a alguém é dando o exemplo, sendo assim, você deve mostrar para o seu filho como ele deve se comportar financeiramente falando, tendo você mesmo uma boa educação e equilíbrio financeiros.
Essa atitude, além de servir como referência para a sua criança, também ajudará você a ter mais controle sobre o seu dinheiro de uma forma mais efetiva.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!