Dicas para conseguir se aposentar até 50 anos
A aposentadoria pública, pelo INSS, está cada dia mais distante devido à própria metodologia de cálculo. Da mesma maneira, para 46,9% dos aposentados, o benefício previdenciário não é suficiente para cobrir as despesas básicas.
Assim, se você planeja se aposentar antes dos cinquenta anos, é fundamental começar a trilhar um caminho financeiramente responsável e com uma visão de longo prazo. Para isso, criamos um guia com algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo. Confira!
Conheça os seus gastos
O primeiro passo para se aposentar até os 50 anos começa hoje. Quanto mais tempo você demorar para iniciar a jornada, mais difícil ela se torna, afinal, o tempo é o seu maior aliado.
Comece conhecendo os seus gastos profundamente. Isso não significa controlar cada cafezinho de maneira indiscriminada. É preciso ter estratégia.
Saiba que para se aposentar antes dos 50, precisará investir dinheiro o suficiente para o seu futuro, e isso pode significar ganhar mais ou gastar menos.
Se você ainda tem dinheiro de sobra no final do mês, fique tranquilo, pois já está no meio do caminho. Agora, se sempre falta antes mesmo do mês acabar, anote cada centavo movimentado no último mês.
Sem julgamentos e sem críticas. Apenas anote para perceber que sabe exatamente para onde foi cada centavo. O dinheiro não desaparece da sua carteira. Foi você quem gastou.
Depois disso, vamos para a próxima dica.
Tenha um planejamento estratégico
Agora que você conhece os seus gastos, pode se dedicar a compreender como fazer render o seu dinheiro ainda mais. Isso não significa cortar tudo, mas entender os seus objetivos.
O serviço de streaming pode ser considerado supérfluo por muitas pessoas, porém, se assistir a uma série é o que ajuda você a recuperar as energias do dia, então vale a pena.
O mesmo com o café. Se você toma uma xícara todos os dias de manhã por 2 reais, em um mês terá gasto pelo menos 60 reais. Porém, se esse café é o que te ajuda a acordar para o trabalho, jamais deve ser cortado, e sim, incluído no orçamento.
Crie um orçamento para tudo
A regra 70/30 é a mais recomendada para quem deseja se aposentar antes dos 50. Ela diz que, 70% da sua renda deve ser empenhada no curto-prazo, e 30% para as metas de longo prazo.
Cada um organiza como cabe melhor às suas necessidades, e aqui trazemos um exemplo:
- 50% para o essencial;
- 20% para o lazer;
- 30% para o futuro.
Defina as suas prioridades
Todas essas porcentagens podem ser alteradas para atender aos seus objetivos. Se você consegue dividir um aluguel e comprometer apenas 20% da renda com isso, ótimo.
Na primeira categoria coloque tudo o que é essencial para você. Além dos custos fixos para sobreviver, nela entra a faculdade, o deslocamento para o trabalho e até mesmo a construção de uma reserva de emergência.
A parte do lazer deve ser a primeira a ser reduzida caso haja necessidade, porém, deve sempre reservar uma parte do orçamento para isso. Afinal, de nada adianta guardar dinheiro cortando tudo o que te deixa feliz.
O aplicativo Meu Dinheiro pode ajudá-lo a controlar as despesas de uma maneira simples e automatizada. Acesse a nossa página para conferir!
Pense no seu presente
Você não pode construir um futuro se não tiver um presente. Isso é um fato.
Se você está endividado, o primeiro passo é limpar o nome e quitar as contas em aberto.
Se ainda não possui um dinheiro que garanta de 6 a 12 meses da sua vida sem trabalhar, comece por ele.
Apenas tendo a estabilidade financeira no presente você será capaz de construir um futuro sem se distrair ou sofrer com os problemas no meio do caminho.
Nós separamos alguns conteúdos para ajudá-lo a se organizar financeiramente para essa jornada. Confira em nosso blog!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!