Dicas para manter o controle financeiro no dia a dia
O segredo para utilizar bem o seu dinheiro é manter um constante controle financeiro dele. Administrar bem sua vida econômica, significa ser capaz de fazer melhores escolhas para você e sua família. É um hábito importante de se adquirir.
Por mais que este seja um assunto comum, muitos têm dificuldade de colocá-lo em prática. É uma preocupação normal, mas manter o controle financeiro pessoal no dia a dia não é um bicho de sete cabeças. Qualquer um é capaz de fazê-lo. Quer saber como? Confira nossas cinco dicas, e se torne um especialista em gestão financeira pessoal.
Tenha prioridades e objetivos
Claro que fazer o gerenciamento financeiro para ter mais dinheiro sobrando na conta no fim do mês é uma boa motivação. Mas melhor do que isto, é estabelecer metas sobre seu dinheiro. É colocar seus sonhos no papel e definir quanto quer economizar por mês para conquistá-los.
É mais fácil manter o foco na gestão quando você consegue ver o caminho para chegar a um objetivo que tanto almeja. Estipular prioridades de despesas mensais, com o que não pode faltar e o que pode economizar, ajuda a seguir sempre na meta. Assim, terá um bom incentivo a longo prazo.
Planeje-se de acordo com sua renda
Um bom controle financeiro só começa com um planejamento completo. É normal nos sentirmos ambiciosos em querer economizar cada centavo, mas é importante considerar a sua realidade para que isto funcione. Coloque no papel sua receita e considere todas as despesas fixas, contas e impostos.
Mesmo que seu objetivo final seja ambicioso, se for exigente demais com as metas mensais, vai desanimar no primeiro mês que não o alcançar. Por isso, inclua sempre uma margem para ser capar de gerenciar seu dinheiro sem sacrificar sua qualidade de vida ou esquecer despesas primordiais. Um planejamento confortável para seu bolso é a chave para ir longe.
Organize-se
Organizar-se é buscar um local onde você possa enxergar o seu financeiro de maneira ampla, seja no caderninho, numa planilha ou em gerenciador financeiro pessoal. Em vez de usar termos genéricos de “ganhos” e “gastos”, divida em categorias como: lazer, mercado, transporte, restaurantes, roupas etc. Sistemas online de controle financeiro costumam já disponibilizar classificações como essas, tornando a organização ainda mais prática.
Em termos de receita, vale também, separar o que é salário, o que foi alguma venda ou um retorno de empréstimo a um amigo. Assim, poderá identificar o que é típico e atípico nas contas do mês e desta forma o que pode ser modificado para melhorar o orçamento.
Anote todos os gastos
A melhor forma de saber exatamente para onde seu dinheiro está indo, é anotando cada despesa. Aquela compra boba, que você acha que não fará diferença, pode se acumular com outras e virar uma bola de neve no final do mês.
Com o tempo você terá um “buraco” no orçamento e o controle financeiro não adiantará de nada. Por isso, guarde sempre as notas fiscais e separe um dia na semana ou no mês para contabilizar tudo no seu sistema.
Transforme sua rotina
Mudar hábitos nunca é fácil, mas o importante é se esforçar para gradualmente mudar suas atitudes. Não se preocupe em fazer tudo certo desde o começo, aprenda com os erros use-os para se aprimorar e criar seu próprio estilo de gestão. Aos poucos, você ficará confortável com seu controle financeiro e ele será parte natural da sua rotina.
Agora que já sabe como manter seu controle financeiro no dia a dia, aproveite para colocar nossas dicas em prática hoje. Acesse nosso site e leia outros artigos do nosso blog para saber mais.