Dicas para ter sucesso na hora de controlar seu cartão de crédito
Cartão de crédito já é um item muito comum em nosso dia a dia, afinal, qual outro meio de pagamento oferece mesma a segurança e praticidade?
Porém, apesar de ser um grande aliado, quando usado descontroladamente, o cartão de crédito pode se tornar um vilão com potencial de tirar o sono de qualquer pessoa.
Para evitar as famosas dores de cabeça por endividamentos, é necessário utilizar o cartão de crédito com sabedoria, aplicando algumas dicas de educação financeira que podem potencializar o seu uso.
Pensando nisso, separamos 5 dicas que te ajudarão a ter sucesso na hora de controlar seu cartão de crédito. Confira, a seguir:
Acerte na escolha de seu cartão
Apesar de parecer algo simples, escolher o cartão de crédito certo para as suas necessidades é um fator de grande importância. Por isso, avalie os benefícios que trará para você, como:
- Valor das taxas de anuidade;
- Tipos de recompensa que oferece;
- Taxas de transações, de saque e as de juros, em caso de atraso do pagamento.
Esses fatores são normalmente negligenciados quando aceitamos um cartão de crédito, mas acabam fazendo grande diferença no fechamento da fatura.
Atente-se a quantidade de cartões
Algumas promoções podem nos deixar tentados a ter mais de um cartão de crédito na carteira, mas tome cuidado: gerenciá-los pode ser um desafio.
É ideal ter, no máximo, dois cartões de crédito, de bandeiras distintas. Dessa forma, será mais fácil concentrar e organizar os seus gastos, sempre mantendo o rastro de todas as suas compras do mês.
Fatura integral
A opção de pagar o valor mínimo de sua fatura é realmente tentadora, mas representa um dos maiores riscos relacionados ao cartão de crédito, pois os juros aplicados a essa opção são bastante altos, podendo levar ao endividamento futuro.
Por isso, prefira sempre pagar o valor integral de sua fatura.
Mantenha um registro de seus gastos
Quando compramos no cartão, é comum perdermos a noção de nossos gastos, pois não temos acesso constante a nossa fatura. Registrar todas as compras facilita esse processo e nos ajuda a visualizar de forma mais organizada onde está o nosso dinheiro e quanto ainda poderemos gastar naquele mês. Ter um bom gerenciador financeiro é um excelente aliado na hora de registrar os os gastos do cartão.
Evite parcelas numerosas
Muitas vezes, parcelas excessivas nos ajudam a estourar nosso limite de compras, pois nos dão a falsa sensação de que continuamos dentro de nosso orçamento mensal, quando na verdade, só estaremos diluindo o valor em uma espécie de empréstimo mais longo.
Aqui a dica é evitar comprar os itens por impulso, apenas pela facilidade de pagamento prometida pelos cartões de crédito. Manter-se dentro de seu orçamento mensal é imprescindível para garantir um bom relacionamento com o seu dinheiro.
Seguindo corretamente estas dicas, será muito mais fácil controlar seus gastos no cartão de crédito. Aproveite também para aprender mais sobre controle financeiro em nosso blog.
Nele você encontrará outros artigos relacionados a esse assunto que te deixarão craque em Educação Financeira. Caso você tenha gostado do nosso conteúdo, visite também o nosso site e conheça os nossos serviços.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!