Dicas para você conseguir poupar dinheiro com gastos domésticos
Fazer um bom planejamento é muito importante para garantir a sua saúde financeira. E um dos tipos de gastos que mais alteram o orçamento familiar são os chamados gastos domésticos.
A seguir, vamos explicar melhor o que são os gastos domésticos, por que você precisa controlá-los e como você pode poupar dinheiro com gastos domésticos.
O que são gastos domésticos?
Gastos domésticos são todos aqueles que estão relacionados à sua casa e à sua família. Portanto, isso inclui uma grande variedade de despesas.
Alguns exemplos de gastos domésticos mais comuns são aluguel ou financiamento, supermercado e objetos como roupas e calçados. Geralmente, representam a maior fatia do orçamento dos lares brasileiros.
Por que devo poupar dinheiro com gastos domésticos?
Justamente por representarem a maior parcela do orçamento, é muito importante ter um controle rigoroso sobre os gastos domésticos. Como são muito variados, é muito fácil acabar, por não fazer um registro controlado das informações.
Caso você aprenda a poupar dinheiro com os gastos domésticos, a sua saúde financeira com certeza será beneficiada. Você conseguirá ter uma folga maior ao final do mês, e juntar uma quantia significativa para investimentos no seu futuro.
Como poupar dinheiro nos gastos domésticos
Como os gastos domésticos são muito variados, existem muitas formas de se economizar dinheiro com eles. A seguir, confira 5 ideias que podem te ajudar:
1. Estabeleça um teto de gastos
Para não perder o controle, o ideal é estabelecer um valor máximo semanal e/ou mensal. Caso ocorra algum imprevisto, diminua a parcela desse valor planejada para gastos supérfluos.
Para gastos extras planejados, altere a meta semanal para que fique de acordo com as suas necessidades, mas economize nas outras semanas, para não fugir da meta mensal.
2. Separe o essencial do supérfluo
Existem gastos que não podem ser evitados, como por exemplo, os valores relacionados à:
- Saúde;
- Alimentação;
- Escola dos filhos;
- Moradia.
Porém, existem também gastos supérfluos: o dinheiro gasto com roupas, atividades de lazer e brinquedos, por exemplo.
Para economizar nos gastos domésticos, é essencial diferenciar esses dois valores e ter cuidado na hora de gastar com o supérfluo. Note que isso não significa que você não possa gastar com esse tipo de coisa, mas, caso o orçamento esteja apertado, devem ser os primeiros a serem deixados de lado.
3. Evite as parcelas
O cartão de crédito é o maior vilão da família brasileira. O hábito de parcelar tudo no maior número de vezes possíveis parece uma boa opção, mas na verdade, implica em gastar mais dinheiro e de forma mais descontrolada.
Então, tente pagar os seus gastos domésticos à vista, para não perder o controle e não gastar desnecessariamente.
4. Pense sobre os seus gastos
Divida os gastos domésticos em suas categorias. Alguns exemplos são:
- Alimentação;
- Transporte;
- Vestuário;
- Entretenimento;
- Transporte.
Depois, perceba como você está conduzindo esses gastos e analise o que pode fazer para diminui-los. Tem gastado muito com Uber? Tente usar o ônibus pelas próximas semanas. Use essa mesma linha de pensamento para todas as categorias.
Quer ter acesso a mais dicas de planejamento financeiro? Então, leia os outros artigos do nosso blog e aprenda como fazer o seu controle.
Procurando um Controle Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!