Dicas para você ter mais controle financeiro das contas pessoais
Organizar as finanças pessoais é um desafio e tanto para todos. No entanto, é algo que deve ser levado muito a sério, uma vez que a falta de um planejamento financeiro pode resultar em problemas diversos para o indivíduo, tais como gastos descontrolados, surgimento e/ou aumento das dívidas, gastos supérfluos que podem aguardar, parcelamentos sem necessidade e assim por diante.
Como evitar que isso aconteça?
Para evitar problemas como os mencionados acima, é fundamental que o indivíduo faça um controle financeiro de suas contas pessoais. Com essa atitude diversos benefícios podem ser observados, entre eles: menor preocupação ao longo (e principalmente ao final) do mês, trocar de bens, investir melhor o capital e conseguir viver mais momentos de lazer, como passeios e viagens.
A seguir, confira dicas simples para melhor organização das suas contas e finanças pessoais.
Dicas para controlar melhor as contas pessoais e finanças como um todo
1. Estabeleça gastos fixos e variáveis
Faça uma lista com todos os seus gastos fixos mensais, tais como aluguel, condomínio, internet, água, etc. O valor que sobrar é o que você pode usar para custos variáveis, o que inclui despesas não fixas, além de geração de uma reserva financeira e aplicação em investimentos.
2. Limite seus gastos mensais
Que tal estabelecer um “máximo mensal” do quanto você pode gastar em cada categoria? Um exemplo de divisão é estabelecer uma porcentagem máxima para gastar com lazer, com viagens, com comida e até mesmo um teto para guardar.
3. Metas para economizar… check!
Você não pode economizar apenas o dinheiro que sobrar ao final do mês, assim reduzirá muito as suas chances de conseguir poupar. O recomendado é guardar uma quantia assim que o salário e/ou demais rendimentos caírem na conta.
4. Cuidado com os gastos supérfluos
É claro que é impossível cortar absolutamente todos os gastos desnecessários, porém é fundamental saber “quando parar”. Sempre que quiser comprar algo fora do que poderia naquele mês, seja honesto consigo mesmo e avalie se aquela compra realmente vale a pena.
5. Faça uma reserva de emergência
A reserva de emergência nada mais é do que uma espécie de poupança para te prevenir de imprevistos – tais como problemas com saúde, desemprego, consertos na casa ou no carro e assim por diante. Essa reserva visa trazer maior tranquilidade para sua vida financeira.
Que tal apostar em um sistema que o ajude no controle financeiro?
Entendemos que manter o controle financeiro das contas pessoais nem sempre é tarefa fácil – mas você pode contar com ajuda de quem entende do assunto para aumentar (e muito!) suas chances de fazê-lo acontecer.
Conheça nosso sistema on-line de controle financeiro para pessoas físicas e jurídicas, onde você pode inserir as metas que deseja cumprir no curto, médio e longo prazo, contando com ajuda qualificada para cumpri-las.
Gostou dessas dicas?
Gostou das nossas dicas para ter maior controle financeiro das suas contas pessoais? Então aproveite para estender a sua visita em nosso blog, conhecendo ainda mais sobre o universo de controle financeiro para pessoas físicas e jurídicas.
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!