Erros cometidos na Gestão Financeira
O objetivo principal de qualquer negócio, no mercado, é gerar competitividade. Contudo, de nada adianta sustentar esse objetivo, se o seu caixa financeiro está sendo mal gerido. E como bem sabemos, são as entradas e saídas do nosso negócio que mantém a nossa marca de pé.
Portanto, no post de hoje, nós mostraremos os 5 principais erros cometidos na gestão financeira de uma empresa, e como você, enquanto gestor da área, pode resolver esse problema de maneira eficiente. Confira o nosso post até o final!
1. Não separar finanças profissionais das pessoais
Antes de mais nada, esse é um dos erros mais frequentes quando o assunto é gestão empresarial! Sabemos que cada área da nossa vida demanda despesas diferentes, que devem ser alocadas de forma inteligente. E sim, nós trabalhamos para viver e pagar dívidas pessoais, mas jamais devemos misturá-las ao seu fluxo de caixa.
Existe uma porcentagem que você deve tirar para suas contas pessoais, e uma porcentagem ainda maior para suas despesas profissionais — que tendem a ser muito maiores. Por esse motivo, realize um controle financeiro eficiente com o apoio de planilhas ou suporte financeiro, se possível.
2. Não fazer a projeção do fluxo de caixa
Além dos gastos que o empreendedor obterá no hoje e no amanhã, ele também deve projetar sobre o que será gasto nos próximos meses, bem como as receitas que irão entrar nesse processo! Quando esse pensamento de curto, médio e longo prazo é corretamente realizado na gestão financeira, é possível fazer um planejamento ainda mais eficiente, independente dos prazos.
Seja para comprar um novo imóvel, aumentar o setor, realizar a compra de maquinários, novos insumos para novos produtos e serviços, tudo isso pode ser feito de maneira segura, quando existe uma projeção de fluxo de caixa eficiente.
3. Não saber o que entra e o que sai do estoque
Caso você não saiba, a parte logística do seu negócio — especialmente o estoque — deve estar sempre atualizado e registrado, principalmente quanto às saídas de compras que foram realizadas. Quando tendemos a realizar o cálculo de estoque para conseguir minimizar os custos de armazenagem, por exemplo, conseguimos obter excelentes estratégias para melhorar ainda mais as nossas finanças!
Do contrário, ao deixarmos o estoque livre de controle, ele pode oferecer gastos emergenciais não previstos pela empresa, acarretando em prejuízos que chegam diretamente aos clientes finais, seja no atraso ou até mesmo na qualidade de um produto ou serviço.
4. Não obter uma ferramenta padrão para controlar as finanças empresariais
Para que tenhamos sucesso nagestão financeira de uma empresa, é necessário investirmos em ferramentas padronizadas que nos dão um vislumbre das entradas e saídas do negócio. Isso pode ser feito através de softwares financeiros online, que podem ser acompanhados tanto pelo empreendedor quanto pelo gestor da área financeira.
E já que estamos lidando com ferramentas tecnológicas, é possível acompanhar as finanças de qualquer lugar, já que esses programas online estão embasados em cloud computing. Existem pequenos investimentos que podem evitar grandes prejuízos para o seu negócio.
5. Não fazer a gestão do lucro obtido
Depois de um longo mês de vendas, muitos profissionais do setor financeiro esquecem de mensurar os resultados lucrativos obtidos no mês e, assim, fazer comparações com meses anteriores.
Isso é de suma importância, pois demonstra se a empresa está aumentando ou diminuindo em receita, e em quais processos ela pode investir para gerar ainda mais lucro — seja em marketing, time vendas do contact center, atendimento online, entre outros.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece os principais erros cometidos na gestão financeira de uma empresa, que tal mudar tornar o seu caixa ainda mais sustentável e eficiente? Acompanhe o nosso blog e confira dicas exclusivas sobre o mundo financeiro empresarial.
Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!