Erros que você não pode cometer com seu dinheiro
Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão de finanças pessoais. Mas sabe exatamente como começar a fazer isso? Quais são os principais erros mais cometidos pelas pessoas que desconhecem o planejamento financeiro?
É pensando nessas e outras principais questões acerca do tema que fizemos este artigo para você. Afinal, sem o devido controle do seu dinheiro, conquistar alguns feitos na vida fica muito mais difícil, tais como: fazer um upgrade na sua carreira profissional, fazer aquela viagem em família ou trocar o seu carro.
Por meio das dicas que separamos, você evitará cair nas armadilhas mais comuns e traçar a sua gestão financeira de modo muito mais assertivo. Ficou interessado? Então, siga com a gente no texto e confira!
Os cinco principais erros que você deve evitar com o seu dinheiro:
Pensar que investir é coisa para ricos
Primeiramente, uma falha muito comum que paira na cabeça de grande parte dos brasileiros é que os investimentos e a gestão financeira, de uma maneira geral, só podem ser feitos pelos mais afortunados.
Não caia nessa, afinal o investimento é muito democrático, e ainda, há muitos ricos que não possuem uma boa gestão financeira. E quem aplica boas práticas com a sua grana, tem muito mais chances de se enriquecer. Além disso, existem diversas opções de investimentos que podem ser feitas com um aporte de valores baixos (com R $50,00, por exemplo, você já pode começar). Isso significa que ter aplicações financeiras não é um privilégio de quem recebe muito dinheiro.
Investir sem quitar as suas dívidas anteriormente
Sem seguir esse passo, investir dinheiro não é uma estratégia interessante. Afinal, é muito equivocado colocar os carros na frente dos bois. Assim, pague tudo que você deve e se não puder pagar de uma vez, faça um planejamento e saia do vermelho o quanto antes possível, quanto maior o tempo que você deixar os seus débitos rolarem, mais elevado será a sua dívida, em razão das taxas de juros e correções sobre os valores a pagar.
Assumir um novo débito sem avaliar todas as variáveis e as condições
Mas se você por um acaso, precisar entrar em consórcios, empréstimos ou financiamentos, sempre faça isso com muita cautela antes de tomar essa decisão. Você pode ter certeza que as condições poderão variar de instituição para instituição.
Não planejar
A ausência de planejamento é um outro grande erro financeiro que muita gente comete. Para evitar cair nessa, sempre avalie o seu planejamento, estruturando os seus ganhos, os seus gastos mensais, os seus planos de curto, médio e longo prazo para fazer com o seu dinheiro, e tudo que envolve o dinheiro médio gasto na sua vida, assim fica muito mais fácil identificar o que pode ser feito para melhorar, e corrigir erros, isso vai ajudá-lo a ter muito mais controle na sua vida financeira.
Não ter reserva financeira
Por último, e não menos importante, um erro corriqueiro da maior parte das pessoas é não separar um certo valor de todo o seu montante financeiro para suprir os momentos de urgência e emergência, que sempre acontece em nossas vidas quando a gente menos espera. Aqui, vale o ditado: ‘’É melhor prevenir do que remediar.” Assim, você evita ter que mexer em todo o seu orçamento e afetar a sua saúde financeira.
Para te ajudar a não cometer esses erros, utilizar umbom gerenciador financeiro pode ser um grande aliado.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!