Erros que você não pode cometer no seu controle financeiro
Uma boa organização é a chave para que a vida funcione da maneira correta e para que as pessoas possam alcançar sucesso financeiro. Se você deseja colocar todas as informações em um só lugar e, com isso, planejar as estratégias que devem ser utilizadas para alcançar o resultado desejado, um sistema de controle financeiro pode ser a solução.
Saiba um pouco mais sobre quais são os erros que você deve evitar quando estiver trabalhando com sistema financeiro.
Quando os dados são imputados de maneira correta, eles fornecem uma visão geral de todos os ganhos e dívidas. E, para que seu planejamento esteja de acordo com a sua necessidade, é importante evitar que contenha algum erro, mesmo que seja mínimo. O menor erro pode acabar influenciando em estratégias grandes, e não queremos esse transtorno, certo? Então confira algumas dicas para não errar mais:
Estabeleça metas
Um dos erros mais comuns é não estabelecer metas. Trace objetivos. Um sistema tem todo o aparato necessário para criação de metas, desde que você tenha em mente o motivo de ela existir. Se você deseja economizar dinheiro, programar uma viagem ou fazer alguma compra, tenha isso em mente na hora da criação das metas. Quando o objetivo é visualizado, é mais fácil resistir a compras que não são necessárias e fazer com que seu financeiro funcione.
Anote todos os gastos
Claro que, ao realizar controle financeiro, a intenção é anotar os gastos e os ganhos para que seu objetivo seja cumprido. Mas o importante é lembrar-se de anotar todos os gastos, sem exceção. Até mesmo aquela bala ou aquele café que você comprou, pois, no final do mês, pequenos valores podem fazer toda a diferença no final do mês.
Não se esqueça do débito automático
A opção de débito automático, apesar de ser muito mais fácil na hora de pagar, muitas vezes é o terror para controlar, pois é muito fácil esquecer que esse gasto existe e deixá-lo de fora na hora de contabilidade. É importante lembrar e conferir todos os gastos nestas categorias, porque são coisas importantes e fixas como, por exemplo, contas de celular ou até mesmo despesas da casa.
Registre os valores parcelados
Lembre-se de registrar os valores parcelados e que você passou no cartão no começo do mês, para que não aconteça de lembrar-se desse valor somente um dia antes do prazo do pagamento. Vale ressaltar a importância dos alertas que os sistemas conseguem mandar para você automaticamente. É comum que as pessoas acabem ignorando ou se esquecendo desses valores e mantenham despesas extras sem contar com esse gasto no final do mês.
Faça uma análise dos dados
Não adianta colocar todos os valores lá e não analisar, não é mesmo? Portanto, perceba o que está acontecendo no seu financeiro, onde são os maiores gastos e de que maneira você consegue economizar. Por acaso você está gastando mais do que recebe? Ou você possui alguns hábitos que possam ser mudados? O objetivo da planilha é essa análise e reflexão para que você consiga alcançar seus objetivos.
Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como fazer uma planilha de orçamentos e cuidar das suas finanças, confira outros artigos em nosso site. Temos vários conteúdos disponíveis para você e, no caso de alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe!