O que é Fiagro e qual a rentabilidade?
O agronegócio é responsável por quase 48% das exportações do Brasil, além de representar 26,6% do PIB nacional. Os ativos da classe Fiagro são os responsáveis por conectar os investidores a essa que é a atividade econômica de maior peso no país.
Trata-se de um novo produto, que já está disponível no mercado há mais de um ano, para que investidores diversifiquem o seu patrimônio e encontrem novas fontes de renda.
Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você entenda o que é Fiagro e qual a rentabilidade. Confira!
O que é Fiagro?
O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) foi criado em 29 de março de 2021, por meio da Lei 14.130. O seu objetivo é oferecer aos investidores a possibilidade de aplicar seu capital nas cadeias agroindustriais nacionais de diversas maneiras.
Para os produtores, bancos e cooperativas, é uma forma de conquistar capital para realizar investimentos estratégicos e fomentar a agroindústria nacional.
Na prática, um Fiagro pode servir para investir em imóveis e propriedades rurais, ou até mesmo em equipamentos e tecnologias do setor. Esse investimento pode ser feito por meio de títulos de crédito ou valores mobiliários de pessoas físicas, ou jurídicas, conforme as regras legais.
Qual é a vantagem do Fiagro?
O Fiagro foi uma criação baseada nos já populares Fundos Imobiliários. Afinal, pense em quanto dinheiro seria necessário para que você, pequeno investidor, conseguisse comprar uma propriedade para a criação de gado ou agricultura.
Por meio desse tipo de fundo, é possível que mesmo os investidores que possuem poucos recursos, possam ser “donos de um pedaço da propriedade, de uma tecnologia ou outros modelos”.
Uma das principais vantagens é que os lucros obtidos nesse ativo são isentos de imposto de renda. São três as modalidades de fundos que existem:
Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC)
O agronegócio possui uma dificuldade intrínseca, que é o fato de levar toda a safra para que a receita efetivamente entre para o caixa da empresa.
Os direitos creditórios funcionam como uma espécie de “empréstimo” para os produtores. É como se eles vendessem um pedaço da safra antes da colheita para garantir que terão dinheiro em caixa para cumprir as suas obrigações até o recebimento da venda real.
Imobiliários (Fiagro-FII)
Os Fundos Imobiliários Agrícolas funcionam da mesma maneira que um FII tradicional.
Na prática, o investidor está comprando uma cota de uma área produtivas. Assim, o valor recebido pela propriedade é dividido entre os cotistas na forma de “dividendos”.
Participações (Fiagro-FIP)
Por fim, o terceiro modelo de investimento refere-se à possibilidade de comprar uma cota de uma empresa agrícola que não está cotada em bolsa.
Normalmente esse tipo de Fiagro é encontrado em casas de private equity.
Qual a rentabilidade Fiagro?
É impossível falar da rentabilidade Fiagro de maneira geral, afinal, existem diversos produtos desse tipo disponíveis no mercado.
De acordo com dados da B3, são 13 Fiagros disponíveis para investimento, e conforme estudo realizado pela Economatica, o retorno varia de -13,3% à 14,61% desde a criação desses fundos. Em média, o rendimento desse tipo de produto está em torno de 4% ao ano.
Porém, vale lembrar, essa não é uma recomendação de investimento. A decisão cabe a você, e tudo depende do tipo de produto escolhido para aportar seu patrimônio.
Procurando um Gerenciador de Investimentos Online? Clique aqui e conheça agora!