Dicas para negociar suas dívidas e sair do vermelho
Se você quer negociar as suas dívidas e sair do vermelho, precisa primeiro parar e analisar a sua situação. Reunimos uma série de dicas para que consiga se organizar e melhorar sua vida financeira. Veja!
Chega de comprar
O primeiro passo é parar de comprar tudo aquilo que não faz mais parte da sua lista de necessidades. É hora de reduzir a quantidade de refeições em restaurantes ou por delivery. Também é o momento de deixar para depois aquela peça de roupa que está na sua lista de desejos.
Lidar com dívidas é algo sério, precisamos começar a resolver o problema lidando com a nossa mentalidade. Por isso esse é o período no qual você precisará de maturidade para quitar suas dívidas e deixar de vez os maus hábitos de consumo.
Hora de organizar todas as dívidas
Depois de entender a seriedade do momento, você precisa relacionar em uma lista todas as suas dívidas. Separe os valores devidos, como empréstimos, contas parceladas e afins, dos custos fixos, como energia, água e internet, por exemplo.
Quando reunir todas essas informações veja aquelas que possuem maior taxa de juros para serem prioridade no pagamento. Anote também todos os valores que entram mensalmente, o seu salário ou valor de pró-labore caso seja autônomo ou empresário.
Você precisa rever seus custos fixos mensais
Agora você vai observar os seus gastos fixos, aqueles que possui todo mês e que são necessários para sua vida. É interessante que vai observar que nessa lista nem todos os custos são tão necessários assim para manter o seu estilo de vida.
Trata-se dos gastos supérfluos, aqueles que gostamos, mas que podem ser cortados sem comprometer a qualidade de vida. É o caso daquela assinatura de um serviço que você nem usa, mas permanece cobrada no cartão. São produtos que compra, mas que podem ser substituídos por outros mais em conta. Aproveite para viver com mais economia.
Negociando as dívidas
Uma vez que você já fez tudo o que citamos, tem um panorama da sua situação atual. É hora de aproveitar para negociar as suas dívidas. Em alguns casos é possível reduzir consideravelmente um valor quando você se dispõe a pagar à vista.
Por isso comece pelas dívidas que foram colocadas como prioridade e veja a chance de entrar em contato para negociar. Caso não quite, pode ver a chance de reduzir as parcelas, sobretudo quando já está inadimplente há muito tempo, as empresas darão soluções que podem te ajudar a resolver o problema.
Renda extra pode te ajudar a equilibrar as contas
Pode ser uma tarefa muito difícil pagar dívidas quando você faz a lista e percebe que a sua receita está menor do que seus custos de vida. Uma alternativa é fazer renda extra, realizando um trabalho, com produtos ou serviços, que te ajude a arrecadar mais dinheiro.
Sendo algo fora do seu horário de trabalho e momentâneo, vai ajudar a suprir essa demanda de mais recursos. Se tiver bons resultados pode começar a sua reserva de emergência.
Agora que você tem muitas dicas, precisa dar o primeiro passo para negociar dívidas e sair do vermelho. Aproveite tudo o que reunimos aqui de orientação e coloque em prática para viver com saúde financeira.
Procurando um Controle Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!