Gestão de cobrança: 5 dicas para implementar na sua empresa
A gestão de cobranças é uma tarefa importante para o setor financeiro de qualquer empresa. Entretanto, é bastante complexa e exige métodos certos para que se torne mais eficiente. Quando tais técnicas são aplicadas, a inadimplência diminui de modo significativo.
De acordo com o site Serasa Experian, somente em março de 2019, cerca de 63 milhões de consumidores estavam inadimplentes. Os números em questão representam um recorde e reforçam a importância de investir em uma boa gestão de cobranças.
Ao longo do artigo, serão dadas algumas dicas de como implementá-la nas empresas.
Boa leitura!
Como fazer uma boa gestão de cobranças: 5 dicas importantes?
Antes de começar a implementar a gestão de cobranças, a empresa precisa colocar tudo em ordem para garantir a eficiência deste setor. Desse modo, é importante investir na capacitação dos colaboradores para que estes estejam aptos a adotar modelos mais humanizados de cobrança.
Isso acontece porque caso o cliente passe por uma abordagem agressiva, ele pode acabar se sentindo ofendido, situação que pode levar a uma série de problemas para a empresa. Com as dicas a seguir este tipo de cenário pode ser contornado, bem como outros entraves do contexto empresarial.
1. Invista na organização do setor financeiro
Ainda que esta dica possa parecer óbvia, relembrar a importância da organização do setor financeiro é fundamental. Um ambiente que esteja adequado para a otimização dos processos vai fazer toda a diferença na produtividade do time de cobrança.
Desse modo, procure manter os funcionários alinhados sobre as suas principais tarefas e distribua as demandas de forma realista, garantindo que todos tenham condições de cumprir o que foi pedido.
2. Padronize o tom das abordagens aos consumidores
A forma de cobrar faz total diferença para as estratégias do setor. Desse modo, a maneira como os atendentes se comunicam com os clientes inadimplentes deve ser padronizada para que os resultados sejam mais assertivos.
Para que isso aconteça, a empresa precisa investir em treinamentos com consultores capacitados. Eles devem ser capazes de ensinar à sua equipe como transmitir confiança aos clientes e se comunicar de maneira calma.
3. Esteja aberto à possibilidade de renegociar as dívidas
A renegociação das dívidas é muito importante para uma boa gestão de cobranças. Assim, os colaboradores da empresa devem estar atentos ao perfil do cliente para usar técnicas de negociação que estejam adequadas à sua situação, ferramenta conhecida como personalização da cobrança.
A título de ilustração, é possível citar que em alguns casos pode-se oferecer um desconto no pagamento à vista. Entretanto, em outros o cliente poderá responder melhor à possibilidade de uma mudança de plano ou parcelamento.
4. Invista em atendimento personalizado
O relacionamento com o cliente deve ser construído de forma saudável para uma boa gestão de cobranças. Diante disso, o atendimento personalizado se mostra uma ferramenta importante.
Através de dados obtidos com Business Inteligence, é possível determinar padrões de comportamentos e criar abordagens eficientes, que estejam de acordo com o perfil do consumidor.
5. Mantenha registros cuidadosos das chamadas
Poucas empresas da atualidade se atentam para a importância de gravar as ligações durante o processo de negociação de dívidas. Entretanto, isso é muito importante por formalizar o processo, garantindo que estes registros poderão ser usados para o treinamento de novos colaboradores.
Além disso, a empresa estará resguardada em caso de potenciais desentendimentos ou processos.
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