Investir em imóveis ou renda variável? Dicas para você que quer começar a investir
Muitas pessoas ainda acham muito vantajoso investir em imóveis. Há outras que já investem, mas acham melhor investir em renda variável, como um fundo imobiliário. Logo, surgem diversas dúvidas do que seria melhor para investir.
O que são Fundos Imobiliários?
Um Fundo Imobiliário, mais conhecido como FII, é um grupo de pessoas que investem em ativos imobiliários. Esse investimento é feito via Bolsa de Valores, na qual o investidor pode comprar uma ou mais cotas do fundo, com a possibilidade de ganhar dividendos e ainda ganhar dinheiro na venda da cota quando ela valorizar.
Qual a melhor opção: comprar um imóvel ou investir em um fundo imobiliário?
Para acumular patrimônio muitas pessoas resolvem investir em imóveis. O problema é que um imóvel custa muito caro e leva um tempo para juntar dinheiro. Já com um fundo imobiliário, muitas vezes com R$ 100 você já consegue comprar uma cota. Sendo dono de uma cota você já ganha rendimentos.
Quais as vantagens em investir em Fundos Imobiliários?
Esse tipo de investimento serve até para aquele investidor conservador, mas tudo deve ser feito com cautela, pois se trata de uma renda variável. Vejamos as vantagens dos FIIs:
- Receberá os lucros dos fundos;
- Você terá um gestor no qual cuidará do seu investimento;
- Você terá isenção do Imposto de Renda na distribuição de lucros;
- É possível investir com pouco capital;
- Como você comprou uma cota, você será sócio de empreendimentos do qual comprou a cota;
- Tanto para compra ou venda terá agilidade no processo, basta acessar o home broker ou outra plataforma de investimentos que a corretora tiver disponível.
Quais as vantagens de comprar um imóvel?
Se você quiser comprar um imóvel para sua família morar, então é um bom investimento, do contrário, terá que arcar com algumas custas até conseguir alugar ou vender o imóvel se quiser apostar em lucratividade em compra e venda. Vejamos as vantagens de ter um imóvel:
- Ter uma renda que provém de aluguéis;
- Você faz o controle do gerenciamento do capital do seu patrimônio;
- Você pode encontrar imóveis em boas condições e com valores razoáveis.
Como faço para começar a investir em Fundos Imobiliários?
Se depois dessas explicações, você decidir por começar a investir, nós te ajudamos, seguem algumas dicas por onde você começar:
- Escolha uma corretora: para você adquirir cotas de fundos imobiliários, você precisa abrir uma conta em uma corretora. Na internet existem várias, basta pesquisar e escolher.
- Pesquise sobre o imóvel: antes de investir o seu dinheiro, pesquise sobre os imóveis da cota que você vai adquirir. Uma dica é comprar cotas de fundos que tenham vários imóveis, pois se um não ficar alugado os outros estarão alugados.
- Fique atento aos custos: é muito importante antes de adquirir uma cota, você verificar os custos de administração do fundo.
- Diversifique sua carteira: não escolha somente um seguimento, por exemplo, investir somente em escritórios. Ao invés disso escolha mais de um seguimento, pois assim se algum seguimento vier sofrer com alguma crise, você tem outro.
- Escolher que tipo de imóvel você quer investir: você pode escolher entre investir em imóveis como empreendimentos, shoppings, escritórios, galpões ou outros.
- Invista para longo prazo: não queira ganhar dinheiro imediato, pense na valorização que a cota pode ter futuramente na qual você pode lucrar com a sua venda.
Depois dessas dicas, basta começar a investir!
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!