Lista de investimentos com maior e menor risco
Está pensando em investir o seu dinheiro, mas não sabe por onde começar? Tudo bem! O primeiro passo é saber que tipo de investidor você é: conservador, moderado ou intenso. Depois de saber a sua classificação, você entenderá quais opções se adequam mais ao seu estilo de vida.
Em seguida, você precisa traçar alguns objetivos. A ideia é fazer apenas uma reserva de emergência? Existe um investimento muito bom para isso. Quer viajar daqui a seis meses? Talvez outra opção seja melhor para você. Quer comprar um apartamento daqui a cinco anos ou abrir uma empresa quando se aposentar? Ou simplesmente quer juntar o seu primeiro R$ 1 milhão?
Separamos algumas opções de investimentos (do menos ao mais arriscado) para você estudar e conseguir o quanto antes a sua independência financeira. Confira!
Investimentos de baixo risco
Esses investimentos são ideais para quem quer segurança (o que não significa poupança), como por exemplo, construir uma reserva de emergência ou objetivos de curto prazo.
LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio): esses investimentos são de renda fixa e a liquidez varia de meses a anos. Funcionam como um empréstimo, onde o credor é quem investe. Um ponto positivo para eles é: isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas. Eles também contam com a proteção do FGC.
Certificado de Depósito Bancário (CDB): esse investimento é uma boa alternativa para você que quer montar sua reserva. Eles são títulos de banco, ou seja, um banco pega dinheiro emprestado com você e paga com uma taxa a mais. Alguns CDBs possuem liquidez diária, ou seja, é possível resgatar o valor investido no dia seguinte. Eles também são protegidos pelo FGC, mas desconta o valor do IR.
Investimentos de médio e alto risco
Se você já montou a sua reserva e seu objetivo é de longo ou médio prazo, então vale a pena investir em outras opções mais arriscadas. Mas lembre-se: as maiores recompensas acompanham grandes riscos!
Ações: esse tipo de investimento é muito atraente para quem busca bons resultados e ganhos. Mas ele também pode, de certa forma, proporcionar uma segurança. Empresas grandes dificilmente quebram de um dia para o outro. Os resultados são mais constantes. Se você realmente quiser um investimento agressivo, aposte em empresas novatas. A sorte será lançada!
Certificados de Operações Estruturadas (COE): esse é um título centralizador que reúne vários ativos, de renda fixa e renda variável. A sua rentabilidade está relacionada a índices nacionais e internacionais. Você faz um único investimento, mas mantém a sua carteira diversificada.
Day Trade: esse investimento aproveita a oscilação de valores ao longo de apenas um dia. Ele também se trata de ações, mas a prática é muito diferente. Eles são investimentos de curtíssimo prazo e, por isso, bem arriscados.
Bitcoins: você também pode apostar as suas fichas em criptomoedas. Esse mercado vem fazendo barulho, mas ainda é pouco explorado.
Já escolheu onde vai investir? Existem opções para todo tipo de investidor e objetivo. Faça seu dinheiro trabalhar para você.
Procurando um Controle de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!