O que é Carnê Leão para profissionais liberais?
O carnê leão se apresenta como uma solução que pode ser utilizada pelos profissionais liberais para declarar seu imposto de renda. Todo e qualquer profissional autônomo precisa conhecer essa possibilidade.
Tendo isso em mente, preparamos este post para apresentar tudo o que precisa saber a respeito dessa alternativa. Confira!
O que é carnê leão?
Trata-se de uma forma disponibilizada pelo governo para recolhimento mensal obrigatório do IR, mais conhecido como Imposto de Renda.
Essa solução foi pensada para recolher o imposto de renda de pessoas físicas que recebem de outras pessoas físicas, estejam estas em território nacional ou no exterior. Neste caso, as pessoas físicas que contratam os serviços de outra pessoa física não são obrigadas a reter os impostos, razão pela qual a pessoa física contratada é quem deve fazer isso.
Assim sendo, o carnê leão é uma forma utilizada pela Receita Federal para recolher o imposto de renda de pessoas físicas.
Como funciona o carnê leão?
A pessoa física que presta serviço para outra pessoa física e que emite recibo para seus clientes, colocando seu CPF, fica obrigada a preencher de forma mensal o carnê leão. Através dessa solução, torna-se possível realizar a escrituração eletrônica do livro-caixa. O livro caixa, vale dizer, é um documento utilizada para registrar o controle de entradas e saídas financeiras.
A quem se destina o carnê leão?
A declaração do imposto de renda fica obrigada para pessoas físicas que recebem rendimentos acima de R $1.900,00 por mês. Logo, se você é um dentista, por exemplo, e auferiu um rendimento superior a esse valor, então fica obrigado a recolher seu imposto de renda.
De modo geral, os perfis mais comuns que devem preencher esse documento são:
➝ Pensionista: trata-se do indivíduo que recebe pensões provenientes de pessoas físicas falecidas.
➝ Locador: é o indivíduo que possui bens móveis e imóveis e que aluga estes para outras pessoas.
➝ Profissional autônomo: é a pessoa que trabalha por conta própria, podendo ter ou não qualificação profissional. Alguns exemplos que podemos destacar são estes: taxista, uber e fotógrafo.
➝ Profissional liberal: é a pessoa física que tem formação técnica ou universitária, podendo exercer sua profissão com liberdade e autonomia. Pode tanto ser um funcionário de uma empresa como também trabalhar por conta própria. São exemplos: médico, dentista, psicólogo, jornalista etc.
Como preencher corretamente o carnê leão?
O preenchimento do carnê leão é feito de forma eletrônica, por meio de um programa específico da Receita Federal. Para usá-lo, basta baixá-lo em seu dispositivo de informática e preencher mensalmente. Mesmo que o valor do seu rendimento seja baixo, é importante informá-lo, pois vai entrar em seu livro-caixa.
Caso tenha alguma dúvida, recomendamos contar com a ajuda de um especialista experiente, no caso, um contador.
Agora que sabe melhor o que é carnê leão e como funciona e preencher, não deixe de declarar seu imposto de renda, para que assim não caia no pente fino da Receita Federal.
Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a outros? Então não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!