O que é e como funciona NFT
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar dessa sigla ou nas redes sociais ou em alguma roda de conversa com amigos, enfim, já soou pelos seus ouvidos as seguintes letras, NFT. Mas o que raios é uma NFT? Não se trata apenas de um joguinho ou de uma foto que está todo mundo comprando. NFT é a sigla que torna singular aquele ativo, o torna único, dando ao seu detentor o domínio único e exclusivo sobre aquele token. Veja mais sobre ele logo abaixo!
O QUE É UMA NFT?
NFT é a sigla para non-fungible token do português, token não fungível. Se trata de um ativo criado a partir da tecnologia blockchain que usa essa como identidade digital dos ativos. Essa pequena dinâmica garante a sua exclusividade perante os demais tokens criados no mercado.
Mas então qualquer desenho criado por mim pode ser tornar único e exclusivo meu? Podendo ser um NFT? De certa forma, sim. A sua validação acontece por meio de um certificado digital de propriedade. Esses certificados garantem a exclusividade ao dono do ativo. Através do blockchain, os códigos dos ativos não podem ser copiados, consequentemente não podem ser replicados e distribuídos.
MAS O QUE SIGNIFICA TOKEN NÃO FUNGÍVEL?
Indo mais a fundo nessa tradução, temos que token não fungível é basicamente um criptoativo que não pode ser substituído por outro.
Podemos entender token como sendo o criptoativo em si, não fungível é o mesmo que não substituído. Como te explicamos assina, cada token possui uma assinatura digital única, o que impossibilita clonagens ou réplicas.
MAS O QUE AS NFT’S TRAZEM DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AS CRIPTOMOEDAS?
As NFT’s têm o seu valor na exclusividade, enquanto uma criptomoeda pode ser trocada por outra criptomoeda de mesmo valor, a NFT não permite esse tipo de transação, devido a sua natureza única.
ESTAMOS TESTEMUNHANDO UMA POSSÍVEL TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
Como a maioria sabe, algumas celebridades já entraram na onda dos NFT’s, alguns nomes bem conhecidos como Jay-Z, Snoop Dogg, Justin Bieber, até o jogador Neymar já garantiu sua estadia no metaverso. Mas porque esse ativo tem ganhado tanto destaque?
Para essa pergunta, podemos afirmar que o motivo principal da NFT tem sido tão visado nesses últimos dias é a sensação de pertencimento a uma nova classe social. O metaverso é um tipo de nova realidade que vem ganhando espaço com as realidades 3D. A fim de garantir seu ingresso no novo mundo, foram criados os NFT’s e direcionados ao público em geral, porém, devido ao seu preço um tanto quanto alto, apenas quem pode desembolsar valores expressivos tem conseguido se aprofundar no mundo dos personagens digitais.
MAS SERÁ QUE VALE A PENA COMPRAR UMA NFT?
Assim como as criptomoedas, a NFT apresenta alta volatilidade. Portanto, se você pensa em entrar nesse mundo, é necessário que você conheça todos os ricos, todos os bônus e ônus desse mercado.
Dependendo da coleção escolhida, é possível ter ganhos bastante superiores ao valor de capital investido, inclusive se compararmos a outras criptos que existem pelo mundo.
Gostou do nosso conteúdo? Temos alguns outros assuntos que podem ser de seu interesse, acesse nosso portal e tenha sempre conteúdos atualizados.
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!