Para que servem os indexadores econômicos?
Você sabia que a situação econômica e de um país é medida anualmente? Sabia que existem métricas de mensuração para saber como se movimentam a economia e as expectativas para o futuro? Sim, tudo isso é estudado e interpretado segundo algumas métricas criadas justamente para avaliar o grau de desenvolvimento de um país. Os chamados indexadores econômicos norteiam não somente a tomada de decisões, mas também a economia como um todo. Nos acompanhe na leitura e entenda como.
O que são indexadores econômicos?
Antes de tudo, saiba que todos eles são interligados, ou seja, o desempenho de um afeta os demais e vice e versa. Agora vamos lá, podemos defini-los como sendo informações ou dados que são organizados e servem para nortear a economia. Nortear no sentido de definir e adaptar as taxas de juros negociadas no mercado.
É correto falarmos que os indexadores afetam a MACROECONOMIA como um todo. Ou seja, a análise dos dados afeta o mercado de modo geral.
Para que servem?
Como citado anteriormente, os indicadores econômicos servem para avaliar a situação econômica de um país bem como nortear todas as tomadas de decisão em relação a direção que o mercado vai tomar. Exemplo: Se eu quero saber como a inflação performou em determinado ano, eu vou avaliar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) daquele ano exercício.
Com essas análises desse indicador, poderei tomar uma decisão referente ao que eu preciso da inflação para os próximos anos.
Quais são os principais indexadores econômicos?
Existem vários indexadores utilizados para medir várias vertentes da economia diferentes. Vou citar aqui os principais:
SELIC – Trata-se da Taxa Básica de Juros da economia. Esse indicador tem um importante papel de controlar os índices de inflação, não permitindo que essa nem se eleve demais nem reduza demais. Ela controla suas oscilações e a mantem no patamar ideal para que não ocorram desequilíbrios econômicos.
IPCA – Como citado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo é o responsável pela inflação. Existe um patamar ideal que a economia deve seguir para que haja desenvolvimento do país. Caso ela esteja caminhando para longe desse patamar, o governo utiliza de algumas estratégias para colocá-la no lugar ideal e assim desempenhar seu papel na economia.
PIB – O produto interno bruto (PIB) é o indicador que quantifica o quanto o país se desenvolveu em determinado ano. Seu resultado é expresso em formato de percentual.
IBOVESPA – Agora falando um pouco sobre o desenvolvimento das empresas, um índice usado para quantificar a performance das principais ações negociadas na B3. É um indexador usado para avaliar o crescimento das empresas no mercado de balcão e bolsa.
Esses são os principais indexadores do Brasil usados para mensurar a situação econômica do país. Cabe a você amplificar seus conhecimentos e estar sempre por dentro do que anda acontecendo na economia, isso porque todas as ações de desenvolvimento são realizadas através desses dados.
Gostou do conteúdo? Temos muitos outros assuntos relevantes para você sempre estar por dentro do mercado financeiro. Clique aqui e veja outros assuntos relacionados.