Passo a passo para cuidar do seu dinheiro com eficiência
Quem não conhece alguém que está endividado? As dívidas, muitas vezes, originam-se da má a administração do dinheiro. Porém, além de organização é importante a mudança de hábito de consumo.
Para quem quer saber como cuidar do seu dinheiro, é necessário fazer um controle, ter reserva de emergência e ter decisões conscientes de consumo.
Se você não sabe como cuidar do seu dinheiro, aqui vão algumas dicas:
Faça um cálculo de quanto você recebe e quanto você gasta
Você precisa fazer uma planilha no qual conste todos os seus rendimentos, porém, além de saber o quanto você ganha, também é importante você ter noção de quanto você gasta todos os meses, pois só assim você saberá se não está gastando mais do que recebe.
Para entender os seus gastos, separe as despesas que são fixas, como água, luz, aluguel, telefone e outros e anote também as despesas que podem variar, como a aquisição de roupas, calçados, alimentação e outros itens.
Se você recebeu um valor em dinheiro como a venda de um bem, esse valor não deve entrar nos seus rendimentos, encare esse valor como um extra, já que esse valor não vai se repetir nos próximos meses. Utilizar um gerenciador financeiro pode ser um grande aliado nesse processo.
Livre-se das dívidas
Outro passo muito importante para cuidar do seu dinheiro, é se livrar das dívidas. Para organizar sua vida financeira se livre de todas as contas atrasadas, pois elas geram juros muito altos, causando o efeito bola de neve, tornando-se muitas vezes uma dívida impagável.
Você também deve evitar despesas com empréstimos, cheque especial e se usar o cartão de crédito, deve se organizar para pagar o total da fatura e na data correta, pois os juros do cartão por atraso e pagamento mínimo são considerados os mais altos do mercado.
Diminua os gastos supérfluos
Essa dica pode parecer bobagem, mas não é. Se você começar a observar e fazer um balanço do que já comprou sem ter necessidade, a lista pode ser enorme. Quantas vezes compramos coisas e depois nos arrependemos de comprar ou até nem fazemos uso dela?
Portanto, antes de adquirir qualquer bem, pense se você precisa daquele produto e se realmente você vai usar, pois se você só pensar nisso depois de comprar, você poderá chegar à conclusão que só jogou dinheiro fora.
Faça uma reserva de emergência e aprenda a investir
Estipule algumas metas: como guardar dinheiro todos os meses para construir sua reserva de emergência. A reserva de emergência é muito importante, pois dá tranquilidade em saber que se algum imprevisto acontecer, como doença, desemprego ou outros imprevistos, você terá para onde recorrer.
Após você montar sua reserva de emergência, é o momento de começar a investir. Pesquise e estude muito para que assim, você saiba onde é melhor investir.
Compare preços
Um dos problemas das pessoas é não comparar preços. Muitas vezes, os preços de um estabelecimento comercial para outro, pode variar muito, portanto, aproveite as ofertas.
Agora que você já sabe como cuidar do seu dinheiro, basta começar a praticar. Gostou deste artigo? Temos vários outros desse segmento, acesse nosso
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!