Payback: o que é e como calcular
Antes de fazer qualquer investimento, é essencial metrificar qual será o tempo de retorno deste investimento, o que é chamado de payback.
Este indicador é utilizado para estimar o tempo que levará para que você recupere a quantia que investiu em uma aplicação. Dessa forma, o payback deve ser uma das principais métricas a serem consideradas numa empresa ou, até mesmo, para o controle das suas finanças pessoais.
Neste post, explicaremos o conceito de payback mais a fundo e como fazer para calculá-lo. Acompanhe conosco e entenda!
O que é Payback?
Traduzindo do inglês, o próprio termo significa “retorno”. Assim, o payback é utilizado na área financeira para identificar o tempo de retorno de um investimento feito. Esta estimativa é obtida através de um cálculo que tem a função de dar uma previsão que irá nortear melhor as suas decisões.
É bastante comum ver investidores, bem como empresários calculando o payback diante dos seus investimentos. Essa é uma maneira de fazer aplicações mais assertivas e, consequentemente, mais vantajosas.
Imagine que você está considerando realizar um determinado investimento, mas não tem muito tempo para esperar o seu retorno. Ao calcular o payback, você saberá se realmente valerá a pena ou não seguir com aquela aplicação.
No caso dos empreendedores, o payback vai dar a direção no momento de investir em um novo equipamento ou na abertura de uma nova filial. Será que é o momento certo para este novo passo, considerando a importância de não comprometer o caixa da empresa? O cálculo do payback dará a resposta.
Como calcular o payback?
Existem duas formas de se calcular o retorno de um investimento: payback simples e o payback descontado.
No payback simples, temos um cálculo básico:
valor do investimento inicial ÷ ganhos no período (ou fluxo de caixa médio)
Na prática, podemos exemplificar com a seguinte suposição: a sua empresa adquiriu um equipamento equivalente a 20 mil reais que trará um retorno mensal de mil reais. Dessa forma, temos:
20.000 ÷ 1.000 = 20 meses
Então o payback simples ou tempo de retorno desse investimento é equivalente a 20 meses.
Já o payback descontado, exige uma fórmula mais detalhada que considera uma taxa referente as variáveis que impactam diretamente no valor da moeda.
Assim, alguns outros conceitos devem ser entendidos para o cálculo do payback descontado como:
- Taxa Mínima de Atratividade ou TMA que sugere a taxa descontada tendo como base a taxa de juros básica, como a SELIC.
- Valor Presente Líquido ou VPL que é a fórmula utilizada para determinar o fluxo de caixa, considerando a TMA, dentro de um período estabelecido.
Dessa forma, primeiramente se faz a seguinte fórmula:
VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹
É preciso trocar o ‘¹’ da fórmula pelo período a ser considerado para o fluxo de caixa. Seguindo o exemplo já verificado frente a uma taxa de 10%, fazemos o seguinte cálculo:
VPL = 1.000 ÷ (1+0,10)¹
VPL = 909,09 reais
Por fim, os valores obtidos nesse cálculo podem ser adicionados à fórmula do payback simples:
Payback descontado = 20.000 ÷ 909,09
Payback descontado = 22 meses
Ficou claro para que serve o payback e como fazer para calculá-lo? Faça uma visita ao nosso site e encontre mais informações sobre como controlar suas finanças!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!