Pouco tempo para investir? Conheça swing trade
O mercado financeiro está a todo vapor e se você está com a rotina pra lá de apertada e não tem tempo para ficar de olho na movimentação da Bolsa de Valores, vale a pena optar pelo Swing Trade.
A conjuntura é bastante favorável para investidores, visto que dados da própria B3 revelam que quase 1,5 milhão de brasileiros possuem ações na Bolsa. Em decorrência das boas expectativas e resultados não tão atraentes nos investimentos de Renda Fixa, uma parcela cada vez maior de investidores acaba decidindo aderir à renda variável.
Entenda mais sobre o assunto.
O que é Swing Trade?
Essa modalidade permite que sejam adquiridos ativos com abertura e fechamento em diferentes pregões. Ao contrário do Day Trade que deve ser negociado no mesmo dia, o Swing Trade abre a possibilidade de ficar várias semanas com a mesma ação.
A vantagem desse tipo de negociação está em poder analisar o mercado e definir quando é a melhor oportunidade de investir em determinado ativo. Isso porque o interessado pode esperar uma valorização dessas ações antes de decidir comprá-las.
Como devo proceder para me tornar um swing trader?
Se você está a fim de aplicar em renda variável, a primeira coisa a ser feita é abrir uma conta em uma corretora especializada no assunto. Mas para isso, é importante que você avalie todas as empresas disponíveis no mercado, levando em consideração que cada uma tem suas próprias taxas e carteiras de ações específicas.
Procure por corretoras que não consumam a sua rentabilidade! Separe um dia só para pesquisar sobre as operadoras que mais se adequam aos seus objetivos e suas necessidades.
Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e a cabeça para funcionar. Um bom investidor precisar estar de olho em tudo o que acontece no mercado financeiro. Isso significa que é necessário acompanhar as notícias nacionais e internacionais que podem impactar na oscilação da Bolsa de Valores.
Ao analisar os ativos que deseja adquirir, é hora de investir o capital reservado para a carteira de investimentos.
Vale lembrar que para ter êxito nas compra e venda de ações, é indispensável ter bastante disciplina na hora de avaliar as vantagens e os possíveis riscos.
Tornar-se um swing trader também é estar preparado para perder capital caso haja desvalorização das ações. Para acompanhar os seus investimentos utilize um controle de ativos, ele fornecerá todas as informações necessárias para tomar boas decisões.
Existem muitos riscos envolvidos nessa modalidade de operação?
Diferente do investimento em renda fixa que é mais indicada para pessoas mais conservadoras, a renda variável apresentar certo grau de risco para os investidores. Neste contexto, não há outra opção a não ser se atualizar sobre a movimentação do mercado financeiro.
Comprar e vender ações significa estar inserido em um ambiente extremamente volátil, e nem sempre os resultados serão os mais promissores.
Sabendo disso crie seu próprio método para minimizar o risco de perda do capital: estude, avalie as empresas disponíveis na carteira da corretora, faça levantamentos sobre os valores das ações ao longo do tempo… Essas e outras estratégias com certeza te proporcionarão bons rendimentos no futuro.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de acompanhar as demais publicações do blog!
Procurando um Controle de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!