Qual a diferença entre Valor x Preço de ações
A diferença entre valor e preço de ações é uma pergunta fundamental a se fazer para quem atua no mercado de investimento. Apesar de se tratar de termos parecidos, os quais podem gerar uma ideia de sinonímia pela ótica da semântica, ambos não se confundem no mercado de renda variável.
Se você quer aprender a diferença entre eles e assim fazer boas escolhas no mercado de ações, não deixe de continuar a leitura deste conteúdo.
Valor e preço de ações
O valor e o preço de ações podem ser demonstrados a partir de um exemplo de compra de um objeto material, como um carro, por exemplo.
Então, quando adquire o carro, você paga um “preço” por ele, que pode variar. O “valor” dele, por sua vez, diz respeito ao que ele tem a lhe oferecer. No caso do veículo, pode reduzir o tempo de chegada a um local e trazer mais conforto e qualidade para o seu dia a dia, por exemplo.
Se você pegou a ideia, certamente entenderá com facilidade a diferença entre valor e preço de ações no mercado de renda variável.
Diferença entre valor e preço de ações no mercado de renda variável
Indo diretamente ao ponto, o preço, nesse ambiente de negociação, diz respeito ao preço quantitativo que pagou pela ação, ou seja, pela fração da empresa emissora.
Já o valor, está relacionado ao que a empresa emissora tem a oferecer aos seus acionistas: projeção de crescimento, segurança, boa política de dividendos, gestão de qualidade etc. São aspectos relacionados à companhia, que a faz atrativa para os investidores.
Patrimônio e valor
Conforme os especialistas, o valor também está ligado ao patrimônio, ou seja, ao valor total de cotação de cada ação empreendida pela empresa emissora e adquirida por um investidor.
Se você é um investidor atento, certamente já deve ter ouvido falar algo do tipo: a ação da empresa Y está sendo negociada bem abaixo do seu valor de mercado. Isso traduz que a empresa está colocando suas ações na bolsa por um valor bem abaixo do seu real valor. Muitas vezes, isso acontece devido a dívidas, entre outros fatores.
Mas, afinal, como calcular o preço de uma ação?
De acordo com os especialistas, o preço de uma ação corresponde ao que aparece no home broker, ou seja, no sistema de investimento das ações na bolsa de valores. É o preço quantitativo exatamente como se encontra lá.
Para calcular o valor de uma ação, a empresa considera vários fatores, como as condições de mercado, os lucros que os investidores terão com a abertura do capital, a gestão de sucesso e a política de dividendos, por exemplo.
Além disso, pode se valer de pesquisas para averiguar até quanto os investidores estão querendo pagar pela fração da empresa.
Assim, podemos dizer que o valor da ação está incutido no seu preço, visto que considera aspectos que podem beneficiar o investidor, a exemplo dos citados.
Contar com uma especialista é sempre uma boa opção para calcular o preço de uma ação
Mesmo que agora você já tenha noção a respeito da diferença entre valor e preço de ação, o ideal, em todo caso, é contar com um especialista para que mensure essas variantes com precisão. Com esse apoio, você pode investir com segurança e, dessa maneira, reduzir os riscos.
Gostou deste conteúdo? Então não deixe de acessar nosso blog para conferir nossos demais artigos. Estamos sempre publicando textos que podem te ajudar a investir com segurança e alta rentabilidade!
Procurando um controle de investimentos online? Clique aqui e conheça agora!