Qual a forma ideal de controlar as finanças do meu negócio?
Possuir uma empresa é, invariavelmente, preocupar-se com a sua saúde financeira. Contudo, muitos negligenciam pontos importantes e dão atenção a situações que pouco trazem retorno. Por isso, entender a forma ideal de controlar as finanças do seu negócio é indispensável.
O tema é ainda mais latente quando analisamos os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 21% das empresas fecham logo após o primeiro ano, enquanto 60% encerram as atividades com menos de cinco anos.
O principal motivo? Falta de controle financeiro. Dessa forma, para você não seja mais um ‘case negativo’ nesse sentido, trazemos a forma ideal de controlar as finanças do seu negócio com dicas simples e diretas. Vamos lá?
Tenha acesso a todos os dados financeiros. Todos mesmo
Quanto custa uma caneta? E o café que seu colaborador tomou na saída com o cliente? Ou o valor do saco plástico para revestir os lixos? Pois saiba: até em multinacionais esses valores, que não chegam a R$ 5, R$ 10, são religiosamente registrados.
A forma ideal de controlar as finanças de qualquer negócio é sabendo exatamente o quanto e onde você está gastando. Sem dar a devida atenção aos menores gastos, eles se acumulam e mostram que você pode estar pelo caminho errado.
O problema é que muitos optam por registros manuais, o que onera o tempo dos colaboradores e ainda incorre em vários erros. Para isso, mais uma medida é necessária.
Utilize sistemas de controle financeiro
É quase que um ‘suícidio’ empresarial não adotar o que a tecnologia dispõe.Sistemas de controle financeiro para empresassão as melhores ferramentas para você saber exatamente o que está entrando e saída do caixa do seu negócio.
Além disso, com relatórios e a praticidade, aumentam-se as estratégias, planejamentos e a produtividade de toda a equipe. O mundo moderno é enfático: empresas que se destacam, principalmente financeiramente, utilizam de sistemas para controlar as contas internas.
Assessoria contábil é necessidade, não opção
Outro ponto latente na atual configuração de mercado: deixar de lado a importância de uma assessoria contábil. Sistemas o ajudam a controlar suas finanças, mas na questão tributária, nas ações com o Fisco, ter profissionais do gênero ajudam a ter um controle efetivo.
Regime tributário, certidões negativas, taxas municipais, estaduais, federai, etc. é muita coisa para deixar nas mãos de quem não é especializado em contabilidade. Por isso, contrate uma assessoria contábil para te ajudar nesse sentido.
Nunca, em hipótese nenhuma, misture finanças pessoais e empresariais
Chegamos a outra dica de ouro: a forma ideal de controlar as finanças do seu negócio é, efetivamente, separar o que é pessoal do empresarial. Isso porque se pode maquiar tanto um quanto o outro, gerando ‘rombos’ difíceis de serem resolvidos no controle financeiro.
Para os gestores, há algo conhecido como pró-labore que deve ser, única e exclusivamente, o meio de receber dinheiro da empresa. Quer investir nela? Então, utilize dos mecanismos internos, nunca misturando o que é seu e o que é da entidade privada.
Analise sempre as finanças
Por fim, algo que deve ser periódico - quinzenal ou mensal, no mínimo: a análise das finanças. Isso ajuda você a controlar como está a atual situação da empresa, entende como o fluxo de caixa se configura no momento e quais medidas podem ser adotadas.
Lembre-se: análise é, basicamente, enxugar a torneira de gastos, direcionar as ações do que estava dando errado e investir no que se provou uma ótima fonte de recursos para o negócio.
Acesse nosso blog e tenha acesso a conteúdos exclusivos como este!
Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!