Qual a importância de utilizar um bom gerenciador de investimentos
Se hoje é importante utilizar as plataformas digitais de notícias para ficar atualizado sobre o mercado financeiro, imagina quando o assunto envolve investimento? Valer-se da tecnologia para gerir adequadamente os investimentos é, atualmente, uma condição indispensável para o investidor que busca não apenas obter alta rentabilidade, mas também evitar riscos que possam comprometer o seu patrimônio.
Foi nesse sentido que foi criado o gerenciador de investimento. Se ainda não conhece essa solução ou tem dúvidas sobre ela, acompanhe a leitura e conheça algumas razões pelas quais deveria apostar nessa ideia! Mas, antes, que tal sabermos do que se trata?
O que é um gerenciador de investimento?
Em síntese, um gerenciador de investimento é um sistema ou plataforma que permite a gestão e o controle dos principais ativos de mercados, como ações, fundos imobiliários, moedas estrangeiras, tesouro direto, fundos bancários, poupança, títulos bancários e de capitalização, pagamento de dividendos, criptomoedas, entre outros.
Um gerenciador de investimento funciona, de certo modo, como um gerenciador de finanças pessoais. É uma solução que pode trazer tranquilidade para o investidor e eficiência para as suas operações financeiras, de um modo geral.
Vantagens de se utilizar um gerenciador de investimento
O gerenciador de investimentos traz algumas vantagens significativas para quem atua nesse ambiente de intensa negociação, a saber:
Amplo conhecimento em relação aos investimentos
É um sistema informatizado e integrado, que permite que possa gerenciar tudo a partir de um só ambiente, o que pode trazer, no final das contas, otimização, eficiência, economia de tempo e ampla visualização em relação aos seus investimentos.
Além disso, pode reduzir custos e até mesmo evitar perdas financeiras, visto que fornece a informação que precisa para acompanhar os seus investimentos e tomar decisões de forma ágil e segura, como assim é exigido do investidor.
Acompanhamento de perdas e ganhos
Geralmente, um gerenciador de investimentos fornece a sua posição de custódia e os impostos incidentes nas suas operações de investimentos, como Imposto de Renda, por exemplo.
Mais que isso: conta com um sistema de atualização automático, que prevê cotações de ações e outros investimentos dos quais faça parte, de maneira que com isso possa avaliar os seus resultados e verificar se está perdendo ou ganhando dinheiro.
Planejamento e gestão de metas definidas
Conta também com recursos que permitem que possa planejar suas aplicações financeiras, a partir da definição de metas a curto, médio ou longo prazo.
Em outras palavras, permite que possa traçar um objetivo central, como a compra de uma casa ou apartamento que tanto almeja, e garante que consiga alcançá-lo a partir das funções que dispõe, como as que foram destacadas acima: acompanhamento dos investimentos de forma ampla e acompanhamento das perdas ou ganhos.
Como se viu, um gerenciador de investimentos se apresenta como uma ferramenta indispensável para o investidor que busca não apenas organização e controle dos seus investimentos, mas também o planejamento dos seus objetivos a médio, curto e longo prazos.
Procurando um controle de investimentos online? Clique aqui e conheça agora!