Saiba como se livrar das dívidas no cartão de crédito
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais prático dentre todos. Além disso, comprar parcelado com a chance de só começar a pagar no mês que vem pode fazer brilhar os olhos de qualquer pessoa.
Quando bem utilizado, é uma maneira de administrar os recursos de maneira centralizada e inteligente. No entanto, quando o usuário perde o controle, está se enrolando em uma das dívidas mais caras do mundo.
Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você saiba como se livrar das dívidas no cartão de crédito. Confira!
1. Comece entendendo a sua dívida
O primeiro passo para quitar as dívidas no cartão de crédito é entender que ela é uma das mais caras do mundo. Portanto, se você está enrolado em outras formas de pagamento, essa será a primeira.
Entenda que, segundo o Banco Central, a taxa média de juros do cartão de crédito é de 300% ao ano. Portanto, comece entrando em contato com a sua agência bancária para consultar o Custo Efetivo Total da Dívida (CET), que é o valor devido originalmente.
Assim você sabe quanto precisará pagar à vista caso consiga fazer uma negociação.
2. Analise a sua situação financeira
Nesse ponto, você já deve conhecer a situação da sua dívida. Então, é hora de se organizar financeiramente para pagá-la. Portanto, reserve um momento somente para se dedicar a esse raio-x.
Defina a sua metodologia de controle de gastos e anote cada centavo que sai da sua conta. Assim, saberá quanto tem disponível para empenhar nessa dívida.
A plataforma Meu Dinheiro Web pode ajudá-lo nessa jornada. Com ela, você ganha novamente o controle sobre a sua vida financeira, para então colocá-la novamente nos trilhos.
Nesse sentido, você também deve pegar as faturas atrasadas e analisá-las do começo ao fim, para compreender onde o descontrole começou e qual foi a sua causa para evitar que aconteça novamente.
3. Corte o seu próprio crédito
Essa pode parecer uma medida drástica, mas se você não agir agora, irá enfrentar uma bola de neve financeira.
O cartão de crédito é um convite ao endividamento para as pessoas que não sabem utilizá-lo corretamente. Portanto, nesse momento de quitação de dívidas, deixe ele completamente de lado, não passando nem mesmo a menor compra.
Quanto mais dinheiro físico você usar, mais irá senti-lo saindo do seu bolso, automaticamente, reduzindo as chances de gastar mais do que possui.
4. Use o poder da dívida ao seu favor
Nem sempre uma dívida é algo negativo. Tire isso da sua cabeça. O problema do cartão de crédito está na possibilidade de parcelar os gastos e ter uma taxa de juros astronômica.
Portanto, se for o seu caso, busque um empréstimo que possua uma taxa de juros menor do que a do cartão. Assim, poderá quitá-lo com uma dívida que cresce em menor velocidade, para então poder se organizar financeiramente.
O Meu Dinheiro Web pode ajudá-lo a retomar as rédeas da sua vida financeira. Acesse a nossa plataforma e comece a usar hoje mesmo!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!