Saiba qual a melhor maneira de efetuar as suas compras no exterior
Vai viajar? Então saiba que, antes de arrumar as malas, é preciso também se preocupar em como você vai efetuar as suas compras no exterior. Afinal, mesmo quem não pretende trazer produtos de fora precisa ter uma maneira adequada de pagamento, pois terá que comprar alimentos, ingressos e até passagens para se deslocar entre uma cidade ou outra.
A escolha de como pagar vai depender de diversos fatores, como a existência de caixa eletrônico para saque no local de destino e até a necessidade ou não de parcelar o que foi adquirido. Além disso, é preciso avaliar a questão de segurança. Afinal, viajar com dinheiro em espécie, em grande quantidade, não é indicado em nenhum lugar do mundo.
Veja alternativas e escolha a melhor maneira de efetuar as suas compras no exterior.
Dinheiro em espécie é uma forma de efetuar as suas compras no exterior
Viajar com algum dinheiro em espécie pode ajudar na hora de pagar as primeiras contas como o transfer ao chegar ao país de destino ou um lanche em um local que não aceite cartão.
Essa também deve ser a opção para quem vai para algum local que não tem caixa eletrônico com facilidade. Porém, o valor não deve ser alto, pois o risco de assalto existe em qualquer local.
Mesmo sabendo que você não terá taxas para adquirir a moeda do outro país em uma casa de câmbio e sabendo que o IOF atinge todas as demais formas de pagamento, o risco de ser vítima de violência não compensa a economia.
Cartão de crédito
Como a cobrança do IOF agora é padronizada, o uso de cartão de crédito para efetuar as suas compras no exterior pode ser uma ótima opção. Com ele, você terá mais tempo para pagar as contas e poderá, em alguns casos, esperar receber o próximo salário acabar de pagar os gastos.
Porém, é importante lembrar que o valor da moeda válido para a cobrança não é o do dia da compra e sim o da data de fechamento da fatura. Por exemplo, se você fizer uma compra em dólar hoje, usando o seu cartão de crédito, e a sua fatura for fechar em 15 dias, valerá o valor do dólar da data de fechamento. Assim, se a moeda subir, o seu gasto será maior.
Cartão de débito
Neste caso, vale o câmbio do dia, ou seja, você faz a sua compra e não corre o risco de ter surpresas na hora de pagar a fatura.
A opção é boa, só não se esqueça de que, assim como acontece com o cartão de crédito, é preciso que seu cartão de débito seja internacional, ou seja, que permita transações fora do Brasil.
Cartão pré-pago
Ideal para quem quer controlar os gastos da viagem e se segurar para não gastar muito com as compras no exterior. Nele, a pessoa deposita um valor antes de viajar e usa como débito.
É também uma alternativa de segurança, caso haja algum imprevisto e o seu cartão do banco não funcione. A dica é colocar uma pequena quantia, suficiente para passar um ou dois dias, em um cartão pré-pago e levá-lo com você.
Gostou das dicas? Então não deixe de conferir as demais publicações do blog!