Sobrou dinheiro? Chegou a hora de investir
Quando se fala de investimento, muitas pessoas se sentem intimidadas ou desencorajadas a aplicarem os seus recursos nessa modalidade financeira por acreditarem que se trata de um privilégio para poucos.
A realidade é que investir diz mais respeito sobre a organização e o planejamento financeiro do que sobre as condições de quem deseja aplicar dinheiro. Isso acontece porque há diversas opções de investimento para as mais diversas realidades, sendo possível investir a partir de pequenos valores, como 10 reais por mês, por exemplo.
Nesse sentido, com um pouco de organização e foco nas finanças, definindo prioridades de gastos, você pode aproveitar as sobras do seu dinheiro mensal para investir com segurança e praticidade.
Entenda mais a seguir.
Mudança de mentalidade
Para os receosos em relação ao mundo dos investimentos, o mais importante é iniciar um processo de mudança de mentalidade.
Culturalmente, muitas pessoas crescem acostumadas a reproduzir comportamentos em relação às suas economias, que costumam comprometer os seus orçamentos.
Trata-se da cultura de gastar o pouco que sobra das economias mensais em bens supérfluos e não prioritários, como roupas, comidas, objetos ou serviços sem necessidade.
São comportamentos focados no consumo imediato, que ignoram a importância de valorizar a economia e o investimento do dinheiro que sobra.
A partir do momento em que a sua mentalidade de consumo é modificada, com o planejamento apropriado das finanças, cortes de gastos superficiais e uso consciente dos seus recursos, um caminho se abre para a oportunidade de investir o seu dinheiro.
A importância de investir
A organização financeira é o primeiro passo para trilhar o caminho do investimento. Nesse sentido, antes de começar a investir é fundamental ser capaz de saber para qual finalidade o seu dinheiro vai ser aplicado.
Afinal, qual o objetivo pretendo alcançar com essa atitude? Para isso, é essencial avaliar, cuidadosamente, a sua situação financeira, checando quais são os seus bens, despesas, dívidas, prestações, despesas mensais, bem como quanto você dispõe de capital.
Relacionando os seus bens e compromissos financeiros, vai ser mais fácil conhecer a sua situação patrimonial e projetar, de uma maneira mais realista, metas e objetivos que vão direcionar o seu trabalho de poupar e investir dinheiro.
Desse modo, ao investir, você empregará o seu recurso poupado em aplicações capazes de lhe proporcionar juros ou outras remunerações e correções, que vão lhe garantir segurança financeira, rentabilidade e a possibilidade de realizar projetos almejados.
Com investimentos adequados, você pode aumentar o seu patrimônio pessoal e familiar, aumentando, consequentemente, as chances de concretizar os seus objetivos.
Perfil de investidor
O investimento precisa ser tratado como uma prioridade financeira na sua vida, entendendo que é necessário aplicar dinheiro com frequência e em valores que se enquadrem dentro da sua realidade.
Portanto, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor, baseado no seu contexto financeiro, nos riscos que você está disposto a assumir, no tipo de rentabilidade que você deseja obter, dentre outros fatores.
Tipos de investimento
Os fundos de renda fixa são ideais para os investidores iniciantes, já que são fundos conservadores e mais adequados para quem tem objetivos de curto prazo com o dinheiro investido.
Nesses fundos, há diversos títulos de investimentos, disponibilizados por instituições financeiras e que apresentam variados cálculos de rentabilidade.
Ao abrir uma conta em uma corretora de valores, a instituição financeira que faz a intermediação entre você e o investimento, é possível encontrar a opção, dentro da carteira de investimentos, que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos.
Bons hábitos financeiros
De qualquer forma, seja qual for o seu nível de renda, o desenvolvimento de bons hábitos financeiros pode fazer a diferença na sua vida.
Quem é capaz de gerenciar bem as suas finanças têm maiores possibilidades de administrar melhor os seus rendimentos, controlar gastos e investir com inteligência, destinando os recursos que sobram no seu orçamento para um planejamento financeiro mais seguro.
Gostou do conteúdo? Leia mais artigos no nosso blog!
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!