Vale a pena contratar uma empresa para limpar meu nome?
Se tem uma coisa que tira o sono de qualquer pessoa economicamente ativa é estar com o nome negativado na praça. E aí, qualquer oportunidade de se ver livre das implicações da dívida já é de grande ajuda, não é mesmo?
Neste momento, surge a questão: será que vale a pena contratar uma empresa para limpar meu nome?
A dívida está contraída e a preocupação é enorme, afinal, estar com o “nome sujo”, como popularmente chamamos, implica em diversas limitações de crédito que podem atrapalhar a realização de sonhos antigos e também de novos planos.
Existem muitas empresas que oferecem o serviço de limpar o nome. A propaganda anuncia que de forma simples e rápida a negativação desaparecerá do mapa. Para quem está em uma situação financeira delicada, aparentemente é a melhor opção. Então, vamos esclarecer alguns pontos.
O que é a reabilitação de crédito
Estas empresas que oferecem o serviço de “limpar nome” são as reabilitadoras de crédito. Elas são especializadas em atuar como intermediadoras entre o devedor e a empresa para qual ele está devendo.
A principal tarefa de uma empresa como esta é negociar a dívida. Ou seja, você não está contratando alguém que limpará seu nome, mas sim, está pagando para que alguém renegocie a dívida por você.
Nome limpo, só com a dívida paga
Só quem pode de fato tirar o nome do devedor da lista dos negativados é a empresa na qual a dívida foi feita. Isso significa que não há como limpar seu nome sem pagar a dívida. Aqui não há milagre.
Se a assessoria que você está pensando em contratar alega que a dívida irá sumir, tome muito cuidado. A dívida só deixa de existir quando é paga, seja diretamente pelo devedor ou com uma empresa intermediária no processo.
Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil apontou que 60% das pessoas que contrataram uma assessoria para limpar o nome acabou por ter um aumento da dívida ao invés de solucionar o problema.
Faça você mesmo
Infelizmente é trabalhoso, mas é o melhor caminho. Para ter o seu dinheiro bem cuidado, faça você mesmo essa tarefa da renegociação.
É totalmente dispensável a contratação de uma assessoria ou empresa para intermediar a negociação e limpar seu nome. Vá atrás das oportunidades que as empresas oferecem para a renegociação. Explique sua situação, busque fazer o contato quantas vezes forem necessárias.
Ofereça propostas que estejam de fato dentro da sua realidade. É melhor conseguir abater o débito, ainda que demore, do que deixar a dívida ir aumentando. Essa proposta é boa tanto para você quanto para a empresa.
Saiba que você não é o único nessa situação, aliás, aproximadamente 60 milhões de brasileiros estão com o nome na lista dos que contam com dívidas em atraso.
É uma situação que pode acontecer com qualquer um, em qualquer momento da vida. Não se desespere e esteja pronto para negociar que assim fica mais fácil transformar essa realidade.
Aqui em nosso blog você pode conferir muitas outras dicas para organizar suas finanças e planejar seu futuro para cuidar bem do seu dinheiro.