O que é e como funciona a taxa selic?
Constantemente ouvimos falar em Taxa Selic. Porém, embora seja um tema amplamente mencionado, seu funcionamento nem sempre é compreendido com clareza. Esse é justamente o objetivo desta publicação: explicar o que é e como funciona a famosa Taxa Selic. Vamos lá!
O que é a Taxa Selic?
A Taxa Selic diz respeito à taxa de juros de operações diárias de empréstimos entre instituições financeiras e recursos federais. Traduzindo: é a média de juros que o governo federal paga sobre empréstimos retirados de bancos.
Ainda que envolva diretamente apenas duas instituições (os bancos e o Estado), a Selic exerce papel central no desenvolvimento econômico do país, sendo a taxa básica de juros da economia. Isso quer dizer que é ela quem controla, a partir da atuação do Banco Central (Bacen), pois influencia taxas de juros, empréstimos, financiamento e de aplicações financeiras.
Daí sua influência direta na vida de todos nós, já que, enquanto consumidores e/ou investidores, nossas atividades financeiras estão submetidas à Taxa Selic.
Influência da Taxa Selic em nosso dia a dia
A Taxa Selic representa a taxa básica de juros do nosso sistema econômico. Portanto, seus indicativos são usados para nortear diversas taxas de juros utilizadas no Brasil, como taxas de cartões de crédito, rendimento de poupanças, taxas de cheque especial, taxas de crediários, etc.
A Selic é a taxa usada pelos bancos para calcular a cobrança de juros por empréstimo, por exemplo. Em tese, médias mais baixas correspondem a taxas menores de juros, enquanto que médias mais altas correspondem a taxas mais elevadas. Entretanto, uma redução ou aumento na Taxa Selic não significa uma alteração imediata do quadro econômico, pois os reflexos dessas alterações demoram a chegar até o consumidor graças às cobranças que os bancos realizam em forma de juros.
Como funciona?
O título da taxa “Selic” advém da sigla “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”. Esta, por sua vez, é um sistema de infraestrutura do mercado financeiro gerida pelo Banco Central, no qual são negociados todos os títulos públicos federais. Parte significativa dessas negociações tem origem na compra de títulos por parte de bancos.
Para controlar a inflação diante do alto volume de transferência de recursos, o Banco Central impõe aos bancos um equilíbrio financeiro, mantido a partir de empréstimos entre as instituições, ou seja, para atender à preocupação do BC em gerar inflação, os bancos mantêm seus caixas equilibrados através de empréstimos entre eles.
É criada, assim, uma taxa de juros correspondente a tais transações, extraída de uma média ponderada e diária, chamada Overnight.
Selic Overnight
Trata-se da taxa utilizada sobre empréstimos entre bancos que buscam manter o caixa equilibrado, a fim de evitar o aumento na inflação. Não deve ser confundida com a Selic Meta, que diz respeito a outros estímulos econômicos.
Selic Meta
É a taxa estipulada a partir de indicativos da economia nacional, como inflação, taxa de juros externa, condições cambiais, entre outros. Portanto, a Selic Meta é a taxa que atua como referência para as demais taxas financeiras do país.
Quer saber mais sobre o Tesouro Selic? Clique aqui e saiba mais!